Projeto vai recuperar história do esporte na cidade

faefidO acervo da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora será recuperado por meio de projeto da Faculdade de Educação Física e Desporto (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A verba de R$ 13 mil, já liberada pela Fapemig, será aplicada no trabalho que será desenvolvido pelo professor Carlos Fernandes Ferreira da Cunha Júnior e pelo também professor da Faefid e atual secretário Municipal de Esportes, Renato Miranda.

Renato Miranda conta que a maior parte do acervo é composta de papéis, muitos deles mal conservados, documentos, regulamentos de campeonatos intercolegiais, esportes individuais, súmulas de jogos, entre outros.

A importância do projeto para a história do esporte na cidade é atestada pelo secretário. Ele afirma que, com a recuperação, mais de 20 anos de história será resgatada. “Vamos ter que fazer um grande trabalho de levantamento, higienização e catalogação, senão esse material vai se perder e é uma memória rica, dos últimos 25 anos principalmente.”

O projeto envolverá alunos da Universidade e técnicos do arquivo municipal. A união proporcionará uma maior integração entre os núcleos que lidam com esporte em Juiz de Fora. “De certo, nós teremos pessoas do grupo do professor Carlos que ajudarão, assim como teremos técnicos do arquivo e da Secretaria. Então, na verdade, teremos um conjunto de três segmentos importantes do esporte na cidade.”

Renato diz que o projeto é fundamental para que o esporte juizforano continue se desenvolvendo. Para ele, o resultado dará condições para que outras pesquisas sejam realizadas no futuro. “Esse projeto servirá como uma iniciativa piloto para que a gente comece a valorizar tudo aquilo que foi feito, valorizar nossa própria história no decorrer dos anos, que é uma história rica do esporte.”

Outras informações: (32) 2102-3281 (Faefid)

(FTO em 06/01/10)