UFJF será a principal arena dos jogos pan-americanos escolares

pisci

Piscina aquecida de 25 metros, que está sendo construída, está entre as opções para os Jogos

A primeira edição dos Jogos Pan-Americanos escolares acontecerá em Juiz de Fora e terá as futuras instalações do novo complexo esportivo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) como a principal arena da competição. O anúncio da escolha da cidade foi feito, nesta sexta-feira (23), pelo secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora, Renato Miranda, após decisão do comitê de análise de candidatura, na noite de quinta-feira (22), em Puebla, no México. Juiz de Fora concorreu com a capital de Porto Rico, San Juan, e com a do México, Cidade do México.

Os jogos estão previstos para acontecerem entre os dias 12 e 19 de junho de 2010, e são destinados a estudantes de 15 a 17 anos do Ensino Médio. Estão confirmadas cinco modalidades: vôlei, natação, basquete e atletismo, ambos masculino e feminino, e futebol de campo masculino. O pan-americano é um preparativo para o Gymnasiade 2013, as olimpíadas escolares, e, considerada as proporções, coincide com o momento que trouxe as Olimpíadas de 2016 e a Copa do Mundo de 2014 para o Brasil.

O complexo esportivo da UFJF, em fase adiantada de obras, terá ginásio reformado, quadras de tênis e de futsal, quadras poliesportivas, piscina aquecida de 25 metros coberta, além de campo de futebol reestruturado, com nova iluminação, sistema de irrigação e gramado,  além de pista de atletismo ao redor em padrão internacional. Outras instalações da cidade, como clubes e escolas, também abrigarão as atividades dos Jogos.

“Antes de as obras da Faculdade de Educação Física (Faefid) serem inauguradas, estamos colhendo esse fruto. E outros virão. A gente pensa, sonha, em trazer uma seleção da Copa do Mundo de 2014 para treinar aqui. Além disso, investir no foco acadêmico do projeto, servindo de treinamento e pesquisa para os alunos”, afirma o Reitor Henrique.

“Nossa conquista contou com o apoio, principalmente, do Ministério do Esporte e da UFJF. O Pan-americano vai trazer um imenso retorno econômico e a transformação da consciência esportiva da cidade e região”, declarou o secretário Renato Miranda.

A diretora da Faefid, Edna Ribeiro Hernandez Martin, recebeu com satisfação a notícia. “Para a nova Faculdade de Educação Física que está nascendo, receber um evento desse porte representa um compromisso com a ocupação da infraestrutura que está sendo renovada e é de porte internacional. É sem dúvida muito gratificante.” A diretora reitera que está em fase de discussão a possibilidade de trazer delegações da Copa e Olimpíadas para Juiz de Fora, aproveitando também o estrutura esportiva local. Em novembro, Edna se reunirá com a Confederação Brasileira de Atletismo para iniciar o credenciamento da pista do complexo para receber eventos esportivos nacionais e internacionais.

reitor_renato_wadson

Secretário de Esporte, Renato Miranda; Reitor Henrique Duque e secretário-executivo do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, em visita à Faefid

O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, já havia adiantado em vista à UFJF em setembro a possibilidade da Universidade ser um atrativo para trazer os jogos para Juiz de Fora. No último dia 18, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Luciano Cabral, em visita à Faefid, também declarou que a UFJF abrigará eventos esportivos universitários nacionais e provavelmente internacionais.

Vídeo

Para trazer os jogos para a cidade, foram apresentados dois vídeos no México, um deles sobre a UFJF, que destaca a diversidade de alunos na instituição, aparecendo estudante dos Estados Unidos, Japão e Alemanha. O coordenador de projetos da UFJF, Paulo Soares, explica que o trabalho foi baseado no conceito do vídeo apresentado na candidatura do Rio de Janeiro às Olimpíadas de 2016. “Nossa intenção foi mostrar que já faz parte do cotidiano da Universidade abrigar eventos internacionais, temos espaço, beleza do campus e a expertise de lidar com diversidade cultural”, afirma.

Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura, a inscrição das delegações será entre janeiro e março de 2010. Cada uma terá cerca de 127 atletas. A cidade ainda terá que organizar um evento cultural simultâneo aos Jogos. A Prefeitura de Juiz de Fora ficará responsável pela organização dos eventos, assim como pelo cadastro de voluntários.

Outras informações: (32) 2102-3967/3997

FSS(23/10/09)