UFJF capacita tutores para curso de Aperfeiçoamento em Atividade Física

a Eliana Lúcia Ferreira: “O importante é a forma como eles vão passar o conteúdo específico dentro dessa nova proposta que é o ensino a distância”

A Universidade Federal de Juiz e Fora (UFJF), por meio do Núcleo de Educação à Distância (NEAD) e a Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (CAEFI), realiza, nesta semana, a fase presencial do curso de capacitação para tutores que atuarão no curso Aperfeiçoamento em Atividade Física para Pessoas com Deficiência.

O curso teve início no último dia 14  com atividades a distância. Esta semana, os 90 participantes de diversas cidades de Minas iniciaram as aulas presenciais, na sede do NEAD e no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Os profissionais foram selecionados em um grupo de 340 inscritos por meio de análise de currículo. Na próxima sexta-feira, 25, serão selecionados 65 tutores através de uma prova. A última fase do curso será entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro, também com atividades a distância. As aulas dividem-se em uma fase de capacitação e outra pedagógica.

Segundo a Coordenadora do CAEFI, Eliana Lúcia Ferreira, uma das principais características do tutor é ensinar a aprender. “Todos que participam da capacitação possuem curso superior, mas em diversas áreas. O importante é a forma como eles vão passar o conteúdo específico dentro dessa nova proposta que é o ensino a distância.”

O curso de Aperfeiçoamento em Atividade Física para Pessoas com Deficiência, que será ministrada por esses tutores, faz parte do Programa da Rede de Formação Continuada da Secretaria de Educação Especial (SEESP) do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de proporcionar ao deficiente o reconhecimento e a viabilização de um direito de cidadão. Com duração de cinco meses, o curso capacitará cerca de mil alunos de diversos estados do país, tendo início no dia 10 de outubro.

Outras informações: 2102-3283

www.ufjf.br/acessibilidade