Parceria entre UFJF e SESI oferecerá aulas de vôlei a crianças e adolescentes

volei_sesi-300x209A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) firmou na tarde desta quinta-feira, dia 27, convênio com o SESI – MG para o desenvolvimento do Projeto “Voleibol UFJF: da Iniciação ao Treinamento”. O projeto é destinado a crianças e adolescentes do sexo masculino, e será desenvolvido no Clube do Trabalhador José Weiss.

O Termo de Cooperação foi assinado pelo Vice-reitor da UFJF, José Luiz Rezende Pereira, pelo presidente da Fiemg Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, e demais representantes das duas instituições. A parceria tem vigência de um ano, começando no dia 1 de setembro.

volei_sesi1-300x209.jpg2Caberá à UFJF disponibilizar, para as atividades de iniciação até o treinamento, alunos bolsistas de extensão e treinamento profissional vinculados ao “Projeto de Extensão Voleibol UFJF”, realizando o acompanhamento do desenvolvimento físico e técnico dos atletas participantes.

Segundo o coordenador do projeto, professor Maurício Bara, apesar do êxito do Vôlei da UFJF, existe uma necessidade de crescimento da proposta, que vai ao encontro de uma demanda reprimida da cidade em relação ao esporte. “Nunca houve uma união entre os profissionais de vôlei de Juiz de Fora, o que começa a mudar a partir de agora com essa parceria”, disse o professor. “Vamos juntar as forças da UFJF com as do SESI e completarmos um ciclo, desde as categorias de base até o treinamento profissional”.

O Vice-reitor José Luiz parabenizou a equipe pela proposta. “Iniciativas como esta são muito bem vindas”. Já para o presidente da regional da Fiemg, o projeto irá permitir unir a base de escolinha do SESI com a capacitação da UFJF. “Estou feliz de participar desse processo e gostaria de parabenizar a administração da Universidade, pois ela está se tornando um divisor de águas na história da cidade”.

volei_sesi22-300x197.jpg3O Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Romário Geraldo, disse que é através da extensão que a Universidade exerce sua responsabilidade social. “A Faculdade de Educação Física possui hoje 27 projetos destinados à comunidade, cumprindo seu papel nas três áreas: ensino, pesquisa e extensão”, afirmou. A respeito do convênio, mencionou que sua importância vai além do esporte. “Os meninos que não se tornarem atletas, certamente, se tornarão cidadãos”.

O secretário municipal de Esportes, Renato Miranda, colocou a Secretaria à disposição para contribuir no que for preciso e também ressaltou a importância da proposta. “Quando promovemos uma ação de qualidade – e essa é uma delas – as consequencias positivas para a região são enormes”.

O SESI atende cerca de mil alunos, de 9 a 17 anos, em diversas categorias esportivas. “Atualmente, no Vôlei, temos 250 e, com esse convênio, a expectativa é de chegarmos a 500 alunos em um ano”, declarou André Pereira Muzzi, gerente do Clube do Trabalhador de Juiz de Fora – Escola de Esportes. “Temos uma visão mais técnica e agora a UFJF poderá contribuir com a parte científica do esporte”.

Também participaram da solenidade a diretora da FAEFID, Edna Martin; a coordenadora de Extensão, Maria Lúcia Polisseni; o superintendente do SESI-DR/MG, Raul Costa Von Sperling de Lima; o gerente de Lazer e Esportes do SESI/MG, Antônio Eduardo Muzzi Machado e o gerente regional do SESI-Zona da Mata, José Antônio Bara Miguel.

(FTO em 28/07/09)