PET / FAEFID é aprovado pelo MEC

O Programa de Educação Tutorial da FAEFID (PET), sob a coordenação do Prof. José Marques Novo Júnior, foi aprovado recentemente no Edital SESu/MEC Nº 05/2009, bem como mais 30 projetos em todo o país.

O PET é destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação e está presente em várias universidades do país. Conta com alunos bolsistas que, sob a orientação de um professor tutor, desenvolvem projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O programa constitui, portanto, uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação, que tem sérios compromissos pedagógicos, éticos e sociais. Não só proporciona ao bolsista uma gama nova e diversificada de conhecimentos acadêmicos, mas também contribui para a sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade.

Conforme relatou o Professor Marques, a FAEFID obteve inicialmente a aprovação da PROGRAD, que  indicou  duas propostas ao MEC, dentre as várias apresentadas, já que a UFJF já conta com 4 grupos PET. Essa seleção, que incluiu também o projeto da Faculdade de Odontologia, constou de avaliação realizada pelo CLA-Comitê Local de Avaliação, instituído conforme legislação em vigor.

Leia a seguir as linhas gerais do PET-FAEFID

O PET-FAEFID tem como princípio proporcionar aos alunos a ele vinculados o aprofundamento em conhecimentos e experiências relacionados à ciência e tecnologia, com o propósito de auxiliar na formação de um profissional crítico e compromissado com a emancipação do homem e da sociedade, ao mesmo tempo em que a multiplicidade de suas experiências possa contribuir para a redução dos riscos de uma especialização precoce.

Seu objetivo geral é promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de Educação Física envolvidos direta e indiretamente com o Programa, favorecendo o contato com informações e tecnologias modernas e atuais e a identificação de novos campos multidisciplinares de atuação profissional. Assim, através do aprimoramento técnico individual aliado à preocupação com aspectos sociais, além dos impactos educacionais e culturais da atuação do Profissional de Educação Física, visa a preparar o egresso para os desafios da vida profissional – quer nas escolas, academias e clubes, quer no meio acadêmico – com responsabilidade, ética e espírito crítico.

(FSS, em 23/08/2009)