Grupo de Dança da UFJF participa do I Festival Nacional de Dança de Juiz de Fora

Entre os dias 27 de junho e 4 de julho de 2009, acontece na cidade o “I Festival Nacional de Dança de Juiz de Fora”. O evento, constituído por várias atrações, conta também com a presença do Grupo de Dança da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgando seu último trabalho: o “Rasadança”.

O intuito desse Festival é possibilitar o contato do público e dos artistas locais com manifestações de dança de outras cidades e regiões brasileiras, proporcionando um intercâmbio entre os grupos participantes, a formação de público e a valorização da dança. Para isso, serão realizadas diversas apresentações em locais variados da cidade com a apresentação de grupos do Rio de Janeiro, São Paulo, Viçosa, Niterói, Goiânia, São Gonçalo, Santos Dumont, entre outros, além dos diversos grupos próprios de Juiz de Fora.

No dia 1° de julho será a vez do Grupo de Dança da UFJF se apresentar. O espetáculo acontece no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), às 17 horas.

O espetáculo

“Rasadança”, nome do mais novo espetáculo do Grupo de Dança da universidade, constitui-se por uma modalidade chamada Instalação de Movimentos. De acordo com a coordenadora do grupo, Alice Mayer, da Faculdade de Educação Física (FAEFID) da UFJF, “esse estilo trata-se, segundo nossos pensamentos iniciais, de uma perspectiva de inovação nos processos de apresentações artísticas, estéticas e científicas na área da Ginástica e da Arte Corporal”. Para ela, o trabalho possibilita o deslocamento do espectador de uma situação receptora e passiva para um estado de interação e criação.

Alice Mayer, coordenadora do Grupo de Dança da UFJF

“Rasadança” foi criada na perspectiva do trabalho em conjunto e do estímulo à manifestação do potencial criativo. Originou-se de um projeto de renovação e inovação durante a XXIV Mostra de Ginástica e Arte Corporal da FAEFID, em novembro de 2008.

Em maio de 2009, a mesma Instalação foi reapresentada em um evento comemorativo do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT), vinculado à UFJF. Em 6 de junho, o grupo participou do Festival “Amadança”, divulgando o mesmo trabalho. Agora, a proposta fará parte do “I Festival Nacional de Dança de Juiz de Fora”.

A idéia primordial é divulgar a modalidade de “Instalação de Movimento” como fruto dos trabalhos de pesquisa experimental do Grupo. A coordenação pretende registrar a idéia oficialmente, com o intuito de proteger todo o conhecimento gerado, em termos de contribuição para a dança, tanto enquanto campo de ação e intervenção, quanto como área de conhecimento.

O Grupo de Dança da UFJF foi reconhecido, em uma produção científica da Professora Valéria Cristófaro, do Instituto de Artes e Design da UFJF, como Patrimônio Cultural Vivo pertencente à universidade. A pesquisa contou com o apoio da Administração Superior da UFJF, em 2005, constituindo-se em um Caderno de Cultura desta instituição.

Os convites para as apresentações podem ser trocados na Funalfa por um livro de literatura em bom estado ou um quilo de alimento não perecível.

Clique aqui para ver a programação do evento.

Outras informações: (32) 2102-3281 (FAEFID)
(32) 2102-3967 (Diretoria de Comunicação)

(FTO em 26/06/09)