A turma da Disciplina Esportes Complementares da FAEFID participou, com o Professor Flávio Garcia Oliveira, de uma aula prática de Montanhismo, através de uma expedição ao Pico da Bandeira, na Serra do Caparaó – MG.
O Pico da Bandeira, com 2890 metros de altitude, era considerado o mais alto do Brasil em tempos de Império. Acredita-se que esse nome tenha sido dado porque o D. Pedro II determinou a colocação da bandeira imperial no ponto mais alto de nossa região. Com a descoberta, em 1953, de que o maciço onde se encontra o Pico da Neblina (3014 m) e o Pico 31 de Março (2992 m), se situava, não na Venezuela, mas no Brasil, a montanha mineira passou para terceiro lugar na ordem dos pontos culminantes de nosso país.
Como todo passeio de montanha, o divertimento esteve muito presente, mas algumas lições importantes foram aprendidas por todos. Segundo o Professor Flávio, “aprendemos uns com os outros, na convivência e troca de experiências, porém, acima de tudo, aprendemos mais um pouco sobre preservar, respeitar e a nos postar pequenos diante da grandiosa natureza, nossa mãe suprema. Temos apenas que agradecer pelo final de semana maravilhoso que passamos.”