Programa Mobilidade Acadêmica abre inscrições

Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre, nesta terça-feira, dia 16, as inscrições do programa “Mobilidade Acadêmica” para o segundo semestre de 2009.

O programa tem como objetivo promover um “intercâmbio” nacional entre os estudantes de graduação das Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras por até dois semestres letivos. Assim, durante o período de 16 a 19 de junho, acadêmicos da UFJF poderão requerer vaga para estudar em uma das 53 universidades conveniadas.

O mesmo vale para os estudantes das demais instituições que também deverão se inscrever dentro do mesmo período para estudar nos cursos oferecidos pela UFJF.

No entanto, antes de fazer a solicitação, é importante que o aluno entre em contato com a instituição em que pretende estudar para saber se existem vagas disponíveis no curso e semestre desejado. Além disso, caso o acadêmico queira aproveitar os créditos, é preciso observar a grade curricular e verificar, junto à coordenação de seu curso de origem, se os programas das disciplinas são equivalentes.

Só poderão entrar no programa alunos que tenham concluído, no mínimo, o 2º período letivo integralmente, tendo, no máximo, uma reprovação por semestre.

Segundo o coordenador dos programas de graduação, Wihlelm Passarella Freire, os estudantes têm a chance de viver novas experiências em outras instituições e ainda enriquecer seu currículo acadêmico. Porém, alerta que a mobilidade acadêmica não se caracteriza como transferência, já que os alunos deverão retornar a seus cursos de origem ao final dos dois semestres.

A gerente do programa, Maria dos Remédios Pereira da Silva, diz que, no início deste ano, a UFJF recebeu cerca de 15 alunos de outras instituições e enviou 22 estudantes para outras universidades de todo o país. O número, entretanto, sempre varia de acordo com as vagas disponíveis.

A relação completa das instituições conveniadas está no site www.andifes.org.br/mobilidade.php

Outras informações: (32) 2102-3977

www.ufjf.br/prograd/