Alunos da Faefid que estão em intercâmbio em Portugal participam de congressos internacionais

Os alunos Ângela Saraiva, Augusto Pedretti, Jéssica Sobrinho e Rômulo Siqueira estão na cidade do Porto em Portugal, em intercâmbio estudantil, desde setembro de 2008 (com exceção de Jéssica, que regressou ao Brasil em Fevereiro de 2009), através do convênio existente entre a UFJF e a Universidade do Porto (UP).

Augusto Pedretti e Rômulo Siqueira apresentaram, nos dias 06 e 07 de abril deste ano, no “International Society of Performance Analysis of Sport – The 3 International workshop “, realizado em Lincoln, United Kingdon, cidade próxima a Londres, trabalhos desenvolvidos durante o período de permanência nas terras lusitanas. O trabalho apresentado por Augusto Pedretti, é sobre o tema Variation of isokinetic strength and bone mineral density in youth Portuguese soccer players along age; e Rômulo Siqueira, sobre o tema Home advantage in football – a study with coaches from professional Portuguese football leagues. Ângela Saraiva e Jéssica Sobrinho participaram e apresentaram um resumo no IJUP, Jovens Investigadores da Universidade do Porto, entre os dias 23, 24 e 25 de fevereiro de 2009, com o trabalho “The mood of Portuguese rhythmic gymnasts during the competitions”.

Sobre o intercâmbio, os alunos relatam que a experiência de vivenciar um enfoque diferente de Educação Física tem muita a acrescentar em seus currículos, uma vez que a FADEUP, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, como é conhecida na cidade, busca uma formação profissional diferenciada em relação aos padrões da FAEFID, focada no alto rendimento. Nas palavras de Jéssica, “o ensino da educação física é mais voltado para o treinamento de alto rendimento, diferente do Brasil, que possui uma cultura mais direcionada para o culto ao corpo”. Segundo Augusto, “enquanto a FAEFID preocupa-se mais com a área pedagógica, aqui em Portugal eles dão ênfase muito maior ao treinamento e alto rendimento.” Ângela ainda ressalta um ponto percebido por ela, importante no que se refere ao ensino: “Aqui se formam alunos-atletas e não alunos-professores. É impressionante como os professores exigem dos acadêmicos a perfeição técnica dos movimentos em todos os esportes. Essa é uma das grandes vantagens existentes em um programa de intercâmbio, que propicia aos alunos de um país a vivência do ensino/pesquisa de outro país, ampliando assim, cada vez mais, sua experiência profissional”.

A FAEFID possui ainda convênios com outras instituições, tanto internacionais quanto nacionais, por meio dos quais o aluno pode experimentar diferentes abordagens dentro de seu próprio país.

Para maiores informações a respeito dos convênios envolvendo a FAEFID/UFJF, é só entrar em contato com a Coordenação de Relações Internacionais da UFJF (CRI),  através do tel.: Tel/fax: 32 2102-3389 / 32 2102-3909; Skype: Coordenação de Relações Internacionais UFJF; e E-mail: cri@ufjf.edu.br