Torneio de xadrez da UFJF abre inscrições

O Torneio Intercurso de Xadrez da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberá inscrições de 18 a 29 de maio. Os interessados podem se inscrever gratuitamente na secretaria da Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) ou pelo e-mail xadrezintercurso@yahoo.com.br . Na secretaria, as inscrições devem ser feitas de 8h às 12h e de 14h às 18h.

Ao fazer a inscrição, o aluno deve informar nome completo, curso, número de matrícula, telefone de contato e e-mail. A competição vai acontecer nos dias 6 e 7 de junho, sábado e domingo.

O Torneio é uma das ações que serão realizadas pelo projeto Espaço de Lazer e Esporte na UFJF enquanto a FAEFID passa por obras. Segundo a diretora da Faculdade e coordenadora do projeto, Edna Hernandez Martin, existe a intenção de promover, entre outras atividades, um torneio de damas e uma corrida no anel viário.

Edna destaca também a importância do evento para praticantes do esporte.  Ela lembra que o torneio é uma oportunidade de interação para os praticantes desses esportes. Os vencedores da competição serão premiados com medalha.

Em sua primeira edição, o torneio foi considerado um sucesso pela organização. O vencedor foi um aluno do curso de Física. Edna conta que naquela ocasião a disputa foi realizada com materiais cedidos por um clube de xadrez da cidade, pois a Faculdade não tinha os equipamentos. Dessa vez, a FAEFID estará inteiramente preparada para o evento, já que no mês passado, a UFJF recebeu do Ministério do Esporte, as peças e os tabuleiros, além de outros materiais esportivos.

Ao contrário do que muita gente pensa, o xadrez é sim um esporte. Apesar de não participar das Olimpíadas é reconhecido até pelo Comitê Olímpico Internacional. A legislação brasileira define, desde 1993, o jogo como esporte intelectual.

O Torneio é aberto também a alunos de cursos de Pós-Graduação e do Colégio João XXIII.

Projeto Espaço de Lazer e Esporte na UFJF

O Espaço de Lazer e Esporte na UFJF é um projeto de extensão que existe desde 2004. O objetivo é proporcionar a alunos da Universidade uma oportunidade de lazer e pratica de esportes. Atualmente o projeto oferece aos participantes esportes como vôlei, futsal, basquete, handball, rugby, futebol, natação, musculação, ginástica e tênis de mesa, além do xadrez.

Outras informações: (32) 2102-3281 e (32) 2102-3289

FTO (18/05/09)