Time de vôlei da UFJF é bicampeão da primeira fase do JIMI

Equipe está classificada para última fase do JIMI

O time de vôlei masculino da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi bicampeão da primeira fase dos Jogos do Interior Mineiro (JIMI). A equipe disputou os jogos na cidade Manhumirim, no final de semana passado, e derrotou as equipes de Barbacena e Manhumirim. “A conquista teve um gostinho especial, pois só perdemos um dos 12 jogos no ano passado, justamente para a equipe de Manhumirim”, conta o técnico Maurício Bara.
Independente da vitória e da participação na segunda fase do JIMI, agendada para julho, a equipe da UFJF já está classificada para disputar a última fase, em outubro, em Uberlândia, em função da conquista do título no ano passado. A equipe viajou com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. “Acreditávamos na possibilidade da conquista, mas, como diz o jargão, cada jogo é um novo jogo”, disse Maurício Bara, que foi auxiliado pelos acadêmicos de graduação, Leonardo Mussel e Francine Caetano da pós-graduação, Simone Salvador.

O time de vôlei, integrado por Filipe, Jucye, Thiago, Ruan, Felipe, Jean, Francis, Adilson, Leonardo, Luiz Fernando, André Silva e Diego, recebeu no mês passado um incentivo para continuar nas disputas. O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

Atualmente, o time da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conta com 15 atletas, entre alunos da instituição e jovens da comunidade. O grupo se formou em janeiro de 2008 e de lá pra cá já participou de nove campeonatos, obtendo ótimos resultados – foi campeão em três deles e terminou em 2º lugar em outros três. Veja o quadro completo abaixo. Para Maurício Bara, o time amadureceu muito durante esse período e agora inicia 2009 com mais confiança. O treinador conta que alguns jogadores chegaram muito “verdes”, mas melhoraram a técnica, principalmente, enfrentando times mais experientes nas competições. Isso foi um fator motivador para que os atletas enxergassem suas dificuldades, trabalhando dobrado nos treinos.

Hoje, a equipe treina três vezes na semana durante duas horas, o que, segundo Bara, ainda não é o ideal. Ele pretende aumentar a carga gradativamente, chegando a seis vezes na semana, três horas por dia. A faixa etária do grupo vai de 18 a 25 anos, sendo quatro deles alunos da UFJF e os demais são jovens da cidade.

O orçamento anual, aprovado para captação através da Lei, é de cerca de R$ 1 milhão, os quais serão usados para alcançar os objetivos do grupo, dentre eles, disputar os Campeonatos Mineiros Juvenil e Adulto, Jogos do Interior de Minas e a Liga Nacional e implementar o projeto de iniciação desportiva. A iniciação desportiva irá atender até 100 crianças da comunidade e será um grande diferencial na área de política social de Juiz de Fora. Para o biênio 2011-2012, os coordenadores irão investir na disputa da Superliga Masculina de Vôlei, elite do esporte no país.

Lei de Incentivo ao Esporte

A Lei nº 11.438, de 29 de dezembro de 2006, permite que patrocínios e doações para a realização de projetos desportivos e paradesportivos sejam descontados do imposto de renda. De acordo com a regulamentação da Lei, os percentuais são diferentes para empresas e doações individuais. Pessoas físicas podem descontar até 6% do imposto de renda devido, e pessoas jurídicas, até 1%.
No projeto de Voleibol da UFJF, os patrocinadores poderão optar por cotas diferenciadas e receberão em troca espaço publicitário para suas marcas, como, por exemplo, impressão da marca dos parceiros nos uniformes oficiais, utilização dos espaços publicitários nos ginásios de realização de treinamentos e jogos, back drops para entrevistas, dentre outros. Os valores serão geridos através de conta do Ministério do Esporte.

Outras informações: (32) 2102-3967 (Diretoria de Comunicação)
(32) 2102-3281 (FAEFID)
mgbara@terra.com.br