Revitalização do anel viário favorece comunidade

Estrutura do passeio será reforçada

Os 2.200 metros da pista para corrida e caminhada em torno do anel viário do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) serão revitalizados. A obra, iniciada há um mês, tem por finalidade melhorar as condições de infraestrutura para prática esportiva da caminhada, já habitual dentro do Campus, assim como favorecer as disciplinas e projetos da Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID).

A revitalização do passeio faz parte da ampliação da FAEFID, que possui orçamento de aproximadamente R$8 milhões, obtidos com o apoio do Secretário-Executivo do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro. Para essa obra, foram destinados R$ 800 mil. O restante dos recursos será usado na realização de novas obras e reformas dentro das instalações da Faculdade. Segundo o Pró-reitor de Infraestrutura, Márcio Rezende, os trabalhos irão continuar por, no mínimo, mais três meses e serão executados em três etapas, causando menos transtornos para quem tem o costume de caminhar, correr ou andar de bicicleta na UFJF. A primeira fase contempla o trecho entre o lago e a entrada da FAEFID.

Sebastião e Edwirges caminham há anos

Sebastião Gomes e Edwirges Henriques, praticantes da caminhada, destacam que “há anos caminhamos aqui diariamente. Vemos os benefícios do ano passado pra cá para o usuário da Universidade. Isso é excelente e muito importante. Observamos que as obras são caras e de qualidade, feitas para durarem. É importante mostrar isso para a população. Esse trabalho garante o retorno para a comunidade, que através dos impostos mantém a Universidade”.

A reforma consiste em melhorar a estrutura da calçada, que hoje apresenta várias trincas e desníveis. “Os profissionais vão colocar uma manta de isolamento, uma malha de ferro e, por cima, uma camada de concreto”, explica Marcio. Esse procedimento irá impedir que as raízes das árvores empurrem as placas de concreto para cima, como tem ocorrido. Além disso, será feita uma pintura com tinta especial, usada em quadras esportivas e em pistas de atletismo. O desenho gráfico para o percurso está sendo desenvolvido e contará com indicadores de distância a cada 50 metros.

Para o professor José Marques, coordenador do projeto “Caminhada Orientada”, a reforma da calçada do Campus irá possibilitar a atuação do projeto fora das dependências da FAEFID. “Com isso, a equipe de bolsistas que assessora o projeto deve ser ampliada”, afirma Marques.

Getúlio Araujo

Getúlio Melo Araújo
“O idoso tem poucas opções para exercícios em Juiz de Fora. A Universidade proporciona uma área bonita para isso”.

Emília e Cynthia

Emília Lima e Cynthia Lima
“Acho a iniciativa muita boa. A Universidade tem uma grande área verde, o que é positivo. Sentimos falta de um espaço assim em Juiz de Fora, agora que o Museu está fechado. Ver a Universidade mais próxima da cidade é muito bom”.

Pedro Antônio

Pedro Antônio Arantes de Oliveira
“Acho ótimo. Tudo que a Universidade faz é positivo. É importante trazer a comunidade para dentro da Universidade. No modo geral, as obras são excelentes. Que sejam bem-vindas”.

Outras informações: (32) 2102-3967 / 2102-3706 (PROINFRA) / 2102-3281 (FAEFID)

FSS(30/04/09)