Professora da FAEFID defende Tese de Doutorado

No dia 28 de abril próximo, na USP, a Professora Lídia dos Santos Zacarias fará a Defesa Pública de sua Tese de Doutorado, intitulada “Conflitos em jogo: a visão das crianças”.

A comunidade da FAEFID congratula a Professora Lídia pela conclusão de mais essa etapa acadêmica, desejando-lhe uma feliz defesa.

Abaixo, o resumo do trabalho.

RESUMO

Este estudo tem como foco central os conflitos entre crianças durante as aulas de Educação Física, nas quais foram desenvolvidos jogos coletivos em uma turma da 2ª etapa do 1º ciclo do Ensino Fundamental, no contexto de uma escola municipal da cidade de Juiz de Fora, MG. Buscou-se refletir a forma em que os jogos coletivos, envolvendo crianças em torno de 10-11 anos, evocam conflitos entre seus jogadores, procurando saber, sobretudo, quais os significados atribuídos pelas crianças a seus conflitos. Na abordagem teórica, o conflito foi abordado em sua dimensão de desenvolvimento humano, delimitado a partir da diferenciação da violência e agressividade, e ainda buscou-se percebera singularidade dos conflitos na base de compreensão do jogo. Com o aporte teórico de Bateson (1984, 1985, 1987, 1996), discutiu-se a comunicação no jogo, que tem seus ruídos, seus enquadres. As contribuições de Bateson (1984) estão no entendimento da comunicação como sistema dinâmico que funciona em reciprocidades, em oposição ao entendimento de um sistema estático, vistos por meio da lógica linear, e ainda em considerar a natureza paradoxal de certos tipos de comunicação, entre elas as do jogo. Fechando o quadro teórico, discorreu-se sobre o jogo no campo de conhecimento da Educação Física, numa tentativa de elucidar o tema “conflito” nas produções da área, buscando explicar como os autores tratam o tema, como utilizam o conceito de jogo e a finalidade atribuída a ele. Apresenta-se o percurso metodológico, com ênfase na pesquisa qualitativa e a possibilidade de criar metodologias, destacando-se a importância de pesquisas que valorizem as “vozes da criança”, considerando-as sujeitos completos em si mesmos, conscientes de sua condição e situação, e que se expressam de múltiplas formas. Mais sistematicamente, essa “voz” foi ouvida por meio da análise das videogravações, realizadas com todos os alunos da turma. Na análise dos dados gerados no contexto das aulas de Educação Física, apresentou-se um diálogo entre os depoimentos das crianças sobre seus conflitos – sistematizados na análise dos vídeos e registro por escrito – e os aportes teóricos da pesquisa. Por fim, nas conclusões, retoma-se esse universo complexo em que se situa essa pesquisa, no qual, mostram-se algumas possibilidades de interpretação sobre o que aconteceu nesse lugar de relações conflituosas.

Palavras-chave: conflitos, jogos, crianças, educação física

(HMM, em 24/04/2009)