FAEFID leva representantes para Campeonato Mineiro de Atletismo e para competição na EPCAR

Nos dias 25 e 26 de abril, três alunos do projeto “O Atletismo em apoio à infância e a adolescência” da Faculdade de Educação Física (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disputam o Campeonato Mineiro de Atletismo na modalidade 5000 metros rasos.

A competição, que vai ser realizada em Belo Horizonte, é a primeira oportunidade de participação desses alunos em uma competição oficial na categoria adulto. Os atletas da UFJF têm entre 16 e 17 anos. Para o treinador, Marcus Vinícius da Silva, o campeonato é uma chance de treinamento para futuras competições.

Segundo o atleta Eberth da Silva Silveira, que desde fevereiro 2008 participa do projeto citado, o excelente treinamento motivou os alunos, que atingiram as expectativas de bons resultados. Eberth, no ano passado foi campeão mineiro da modalidade 6000 metros para menores de 18 anos e vê o projeto da Faefid como uma iniciativa de apoio à Educação.

O projeto é coordenado pelo professor José Augusto Rodrigues e atende, hoje, a 70 crianças na faixa etária de 8 a 18 anos. O projeto surgiu, na UFJF, em 2001, a partir da necessidade de oferecer à população dos bairros vizinhos a oportunidade de uma prática esportiva orientada, regular e saudável. A iniciativa é direcionada às crianças e adolescentes da região e tem, entre as prioridades, a inserção social desses jovens, por meio de práticas educativas e de incentivo ao rendimento e a freqüência escolar.

José Augusto, professor da disciplina

Alunos atuam como árbitros em competição da EPCAR

Quarenta e cinco graduandos viajam para Barbacena hoje, dia 24 de abril, a fim de participar do Troféu Lima Mendes, competição esportiva promovida pela Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica (EPCAR). Os alunos irão atuar como árbitros nas provas de atletismo do torneio.

A participação da FAEFID nesta competição acontece desde 2000, e faz parte da disciplina “Iniciação ao Atletismo I e II”, ministrada pelo professor José Augusto Rodrigues Pereira. “Estas atividades são um laboratório para os alunos, é uma forma de conhecer o atletismo na prática e aprofundar os conhecimentos sobre o assunto”, afirma Pereira. Os alunos retornam neste domingo.

Outras informações: 2102-3281

ACM e IM