FAEFID Comemora os 100 anos do Clube Ginástico de Juiz de Fora.

Um dos fenômenos mais trágicos das sociedades pós-modernas é a ausência (ou perda) da memória, seja ela individual ou coletiva.

O Professor Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior explica como vai ocorrer a comemoração do clube ginástico.
O Grupo de Estudos em História da Educação Física e do Esporte (GEPHEFE), sempre apoiado pela FAEFID/UFJF, tem se esforçado para recuperar e preservar a memória da Educação Física e do Esporte em Juiz de Fora. Por este motivo, elaboramos o projeto a seguir apresentado.

Em 1909, brasileiros e alemães fundaram o Clube Ginástico de Juiz de Fora. A instituição serviu como espaço de lazer e de prática de exercícios ginásticos para seus associados. Ao longo do tempo, o Clube Ginástico tornou-se um dos principais incentivadores e promotores da ginástica e de modalidades esportivas na cidade. Fechado em 1979, o Clube Ginástico permanece vivo na memória de seus ex-alunos e de parte da população juizforana.

Na tentativa de marcar a data em que o Clube Ginástico de Juiz de Fora completaria cem anos, decidimos organizar um evento que tivesse cunho acadêmico e festivo. Assim, pensamos em uma mesa de apresentações sobre a história da ginástica no Brasil e a história do Clube Ginástico de Juiz de Fora.

A mesa será composta pela Profa. Dra. Carmen Lúcia Soares (Unicamp), reconhecida pesquisadora em âmbito nacional e internacional; pelo Prof. Dr. Carlos Fernando F. da Cunha Junior, na condição de coordenador do evento; e pela Professora Jakeline Duque Lisboa, mestranda do Programa de Pós-Graduação da FAEFID/UFJF que tem sua dissertação voltada para a história do Clube Ginástico de Juiz de Fora.

Após a mesa entregaremos uma placa comemorativa referente ao centenário do Clube Ginástico de Juiz de Fora a alguns ex-alunos, diretores e familiares. Ressaltamos a homenagem a professores da FAEFID/UFJF, ex-alunos do Clube Ginástico: Paulo Roberto Bassoli, Rommel Jaenicke, Edson Vieira da Fonseca Faria e Renato Miranda.

Temos como público alvo, a comunidade acadêmica da UFJF, ex-alunos do Clube Ginástico de Juiz de Fora e demais interessados.

O evento acontecerá na segunda-feira, dia 4 de maio de 2009, a partir das 14:horas, no Ginásio de Ginástica Paulo Roberto Bassoli, localizado nas dependências da FAEFID/UFJF.

FTO (24/05/09)