Ministério do Esporte doa material esportivo para Faculdade de Educação Física

Reitor entregou material doado pelo Ministério do Esporte

Os alunos do segundo período do curso de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram surpreendidos com uma aula diferente nesta quarta-feira, 15 de abril. Sete caixas de material esportivo como bolas, jogos de xadrez e bandeiras foram entregues pelo Reitor da UFJF, professor Henrique Duque, que estava acompanhado da Diretora da Faculdade de Educação de Educação Física, Edna Hernandez Martin, do Vice-Diretor, Maurício Bara, do professor e Secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora, Renato Miranda, do secretário-geral da UFJF, Basileu Tavares e do professor José Augusto Rodrigues.

O material foi doado pelo Ministério do Esporte, após pedido encaminhado pela Diretora da FAEFID ao Secretário-Executivo do Ministério Wadson Ribeiro.

Para o Reitor Henrique Duque o momento é muito significativo pois reforça o trabalho de parceria desenvolvido entre a UFJF e o Ministério do Esporte que, entre outros resultados, vai qualificar ainda mais a Universidade. Ele disse que a expectativa é que, dentro de pouco tempo, todo o material possa ser utilizado nas novas dependências da Faculdade, onde acontecem novas obras e reformas de instalações. “O curso de Educação Física tem tudo para fazer as coisas acontecerem”, afirma.

Outro ponto destacado pelo Reitor é que o repasse do material se torna ainda mais significativo na medida em que as bolas foram confeccionadas através  dos programas “Pintando a Liberdade” e “Pintando a Cidadania”, que viabiliza a fabricação de material esportivo para os programas sociais do Ministério do Esporte. Os jogos de xadrez, por exemplo, são produzidos por uma fábrica, na Bahia, e tem uma produção anual de 160 mil kits de xadrez e gera mão-de-obra para cerca de 40 moradores. Toda a produção abastece escolas dos ensinos médio e fundamental da rede pública de todo país. Há um projeto do Secretário-Executivo do Ministério, Wadson Ribeiro, de instalar uma fábrica em Juiz de Fora.

O Reitor destacou ainda que espera que os alunos façam um bom uso do material e deixou aberto um canal de diálogo para que apresentem suas sugestões e, desta forma, contribuam com a Administração Superior para tornar a UFJF ainda melhor.

Para a Diretora da Faculdade, Edna Hernandes Martin, a parceria com o Ministério do Esporte trouxe novas perspectivas para o curso, que, após a conclusão das obras, vai se qualificar ainda mais nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, há obras em execução no ginásio, piscina, quadra, campo e vestiário. “A infraestrutura vai qualificar a área acadêmica”, afirma.

Outras informações: (32) 2102-3904/ 3281/3967

FSS(16/04/09)