Investimentos na Faculdade de Educação Física irão ampliar atendimento à Comunidade

Reitor Henrique Duque agradeceu apoio do Secretário

O Secretário-Executivo do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro,disse, nessa sexta-    feira, que todos os investimentos feitos na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAEFID/UFJF)  trarão benefícios tanto para a  comunidade acadêmica quanto para a população de Juiz de Fora e Região. Ele ministrou uma aula magna para os alunos do curso de Educação Física, solenidade que contou com a presença do Reitor da UFJF, professor Henrique Duque, do secretário-geral, Basileu Tavares, do Secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora, Renato Miranda, do Vice-Diretor da Faculdade, Maurício Gattás Bara Filho.

Alunos prestigiaram a palestra de Wadson Ribeiro

Os alunos, Wadson disse que entrar em uma universidade é um rito de passagem e representa um momento muito valioso, pois apenas 12% da população jovem, entre 12 e 24 anos, está matriculada no ensino superior. Ele lembrou ainda que entrar em uma universidade implica também em uma série de responsabilidades, gera comprometimento no sentido de ajudar a mudar a sociedade e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa.

Sobre o papel das universidades no desenvolvimento do país, o Secretário destacou que antes do governo Lula, o Brasil tinha um papel tímido no cenário mundial e, usando as palavras de Nelson Rodrigues, vivia a “síndrome do cachorro vira-lata”. Naquele contexto, algumas áreas como Educação Física e Ciências Humanas e Sociais, eram taxadas como “luxo”. Atualmente, afirma, está lógica se inverteu e as universidades vivem seu maior momento de expansão. Ele  chegou, inclusive, a brincar com um jargão “Nunca antes nesse país, se viu tantos investimentos nas universidades”, causando um momento de descontração para a platéia.

Wadson Ribeiro destacou importância dos investimentos feitos na UFJF

Sobre os investimentos de R$7,5 milhões na FAEFID, Wadson Ribeiro, afirmou que a utilização de padrão internacional  tanto na execução quanto na compra de equipamentos é uma forma de garantir bons resultados tanto acadêmicos quanto na formação de novos atletas de alto rendimento.  Os investimentos, disse Wadson, também são resultado da adoção de uma política pública de esporte pelo Presidente Lula, onde se entende o esporte com outras dimensões e se almeja um cidadão “sarado” de corpo e alma.

A Diretora da FAEFID, Edna Ribeiro Hernandez Martin, destacou que se sentia honrada em iniciar um novo período com a sala de aula repleta de alunos, professores, técnico-administrativos e representantes da comunidade e, mais ainda por ouvir  a mensagem do Secretário que, com certeza, contribuirá para formação acadêmica e cidadã de todos.

Basileu Tavares, Henrique Duque, Wadson Ribeiro, Edna Martin e Renato Miranda

Para o Reitor da UFJF, Henrique Duque,  estar na Faculdade de Educação Física tem um significado muito grande pois sempre encontra gente alegre, bonita e bem disposta. Ele ressaltou ainda a importância do palestrante, um ex-aluno da UFJF, que se tornou uma  importante liderança estudantil e que desenvolve um trabalho  de destaque em prol das universidades e que também não tem medido esforços  para alocar o que há de melhor na FAEFID. “A iniciativa beneficiará todas as áreas da UFJF, com destaque para a extensão”. O Reitor  destacou ainda que a Universidade jamais esquecerá a contribuição de Wadson para alavancar um pouco mais a educação do país.

Henrique Duque e Patrícia Nogueira

Outras informações: (32) 2102-3281/3967