Estudantes de Educação Física formam time de Ultimate Frisbee

No início do ano, alunos da Faculdade de Educação Física (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começaram a divulgar na cidade o Ultimate Frisbee, um esporte pouco difundido no país, que se baseia no lançamento de disco. O interesse em popularizar a modalidade esportiva surgiu a partir de uma pesquisa realizada para a disciplina “Esportes Complementares” do antigo currículo de Graduação em Educação Física. Surgiu, então, o interesse na prática do esporte.

Semanalmente os alunos se encontram para jogar. A prática é aberta aos interessados.  A UFJF já formou duas equipes de Ultimate, que chegaram a participar da Brazil Cup Beach Ultimate (espécie de Campeonato Brasileiro da modalidade), realizado em julho na cidade Peruíbe, São Paulo. O time principal alcançou o terceiro lugar na competição.

O Frisbee pode ser praticado em quadra, praia e grama. É disputado por duas equipes, cujo número de integrantes varia de acordo com o ambiente. Oficialmente um time de grama é formado por sete jogadores e o de praia por cinco. O principal instrumento do esporte é um disco de plástico de 175 gramas. O objetivo é levar o disco até o gol adversário, de forma semelhante ao futebol americano. No entanto, no Frisbee o jogador não pode se deslocar na quadra enquanto estiver de posse do disco, nem tocar e ser tocado por outro atleta. Outro diferencial da modalidade é que se trata de um jogo em que não há arbitro. As faltas ou lances são discutidos pelos jogadores envolvidos na jogada, que são responsáveis por assumir suas faltas ou violações. Segundo o estudante do sétimo período de Educação Física, Hugo Amaral, essa particularidade estimula o espírito esportivo dos atletas.

No Ultimate Frisbee, homens e mulheres podem integrar a mesma equipe. Há as categorias masculina, feminina e mista, distribuídas nos níveis júnior, adulto e master. Em Juiz de Fora, está sendo formada atualmente uma equipe feminina de Ultimate.

A equipe masculina, formada por alunos da UFJF e por adolescentes e jovens de Juiz de Fora, disputará o Mundialito de Ultimate, que se realiza em dezembro no Guarujá. Atletas de outras partes do mundo, onde o Frisbee já é considerado um esporte tradicional, prestigiarão o evento.

Outras informações (32) 2102-3281 / (32) 2102-3970 / (32)8832-7767