Olimpíadas Escolares 2008 contam com 25 Estados brasileiros

As Olimpíadas Escolares 2008, que serão realizadas entre 18 e 28 deste mês em Poços de Caldas (MG), contam com a adesão de 25 estados brasileiros. A competição é o maior evento esportivo escolar do país e reunirá jovens atletas de 12 a 14 anos na cidade mineira. Este número foi atingido na última segunda-feira, dia 1º, após a ampliação do prazo de adesão. Apenas os estados do Rio Grande do Sul e do Amapá não participarão da competição.

Nesta quarta edição do evento, além das disputas em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez), haverá uma programação cultural paralela à competição, reforçando o conceito de formar atletas e cidadãos.

Segunda Etapa
A etapa para atletas de 15 a 17 anos será em João Pessoa (PB), entre os dias 6 a 16 de novembro. “As Olimpíadas Escolares representam mais do que um evento anual estabelecido. A cada edição, nós organizadores, temos o prazer de presenciar o surgimento de novos talentos do esporte brasileiro, além de observar o desenvolvimento social dos jovens atletas. Outro motivo de orgulho é promover o intercâmbio salutar entre estudantes de diversos estados, das cinco regiões brasileiras. Nas Olimpíadas Escolares, os jovens competem, conhecem novos lugares, se integram e interagem com as programações esportivas e culturais”, explicou Edgar Hubner, gerente geral de Eventos do COB.

Esporte estudantil
Criadas em 2005, as Olimpíadas Escolares proporcionam um novo padrão de serviços (acomodações, transportes, instalações) para os participantes. O papel do professor de Educação Física também é destacado no evento, já que a prática esportiva tem uma importante função complementar para a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada de todo o país.

As Olimpíadas Escolares 2008 integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil brasileiro e são fruto de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte, com o apoio das prefeituras de Poços de Caldas (MG) e de João Pessoa (PB).