Equipe de vôlei da UFJF disputa Campeonato Mineiro

A equipe de vôlei da Universidade Federal de Juiz de fora (UFJF) está se preparando para o jogo do dia 4 de setembro, às 20h, contra o time Sada/Betim, na casa do adversário, pelo Campeonato Mineiro na categoria adulto. As disputas acontecem, nos dois pólos de voleibol de Minas, Belo Horizonte e Betim, dos dias 3 a 7 de setembro de 2008. O treinador da equipe juizforana, Maurício Bara, afirma manter treinos diários: “estamos em treinamento bem específico, praticamente não paramos desde julho”.

Os principais adversários da UFJF são o Minas Tênis Clube e Sada/Betim, equipes que disputam também o Campeonato Nacional. Os atletas olímpicos André Nascimento e André Heller fazem parte do time do Minas. “Como podemos ver, o nível do campeonato é bem alto”, avalia Maurício.

Há 17 anos, Juiz de fora não marca presença no Campeonato Mineiro, e a Universidade enfrenta o desafio com muita seriedade. “Espero conseguir jogar competitivamente e com qualidade”, ressalta o treinador, que acredita ser uma vitória chegar às semifinais, uma vez que a equipe estaria entre as quatro melhores do estado. “Só jogando, poderemos avaliar a dificuldade do campeonato e a posição que a equipe consegue alcançar, o alto nível da competição eleva o da equipe”, comenta.

A estréia do Campeonato Mineiro de vôlei estava marcada para o dia 15 de agosto, mas por motivo de desistência de algumas equipes a data dos jogos e das inscrições foram prorrogadas.

O último destaque do time da UFJF foi a classificação, em sua primeira vez, no campeonato, para a final dos Jogos do Interior de Minas, realizado, em Cataguases, no fim do mês de julho. Os jogadores terminaram a segunda fase com o vice-campeonato. Depois de vencer Barbacena e Ponte Nova por 3 a 0, a equipe não conseguiu superar Manhumirim, perdendo a partida por 3 a 2. A final será realizada na cidade de Ipatinga de 8 a 19 de outubro. Esta é a segunda equipe de vôlei de Juiz de Fora, desde 1997, a conseguir a classificação para a final. O Campeonato Mineiro juvenil acontece também em outubro entre os dias 10 e 12 em BH e Betim.

O jogo seguinte da equipe da UFJF será contra o Olympco/Coopatos, no dia 5 de setembro, em Belo Horizonte.