Fechar menu lateral

Apresentação

A Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACOM-UFJF) tem como seus valores principais a tradição, a inovação e o compromisso social. Além disso, nos destacamos por uma pedagogia que articula o pensamento teórico e reflexivo com uma prática orientada e consciente, pela diversidade e acolhimento.

Atualmente, oferecemos um dos cursos de Jornalismo mais antigos do país (60 anos completados em dezembro de 2023) e o bacharelado mais novo da UFJF, o curso de Rádio, TV e Internet – RTVI (implementado a partir de 2017). A matriz curricular do curso de Jornalismo teve importante atualização, a partir das atuais diretrizes nacionais curriculares, em 2017, incrementando as bases teóricas e de prática laboratorial. O curso de RTVI sustenta sua matriz na preparação de pessoas para atuar na criação de conteúdos multimídia e multiplataforma. Desta forma, temos uma longa tradição na formação de profissionais de comunicação, inseridos em vários veículos por todo o país, bem como temos dois cursos atualmente alinhados com as práticas e reflexões mais atuais em relação ao campo da comunicação, das inovações tecnológicas digitais que têm impactado e modificado todas as relações (não apenas de comunicação), com importante compromisso com a sociedade.

A FACOM é uma comunidade relativamente pequena, diversa e muito ativa. Docentes e TAEs coordenam e atuam em projetos de extensão há muitos anos, com destaque para projetos longevos (com 10 anos ou mais de atividade ininterrupta) e projetos voltados para a educação midiática da população como um todo. Também atuamos fortemente em outras modalidades de bolsas e projetos integrantes das políticas da UFJF para a graduação: são muitos projetos de Treinamento Profissional e Monitoria. Além disso, a unidade tem um Programa de Educação Tutorial (PET-FACOM) com atuação no tripé ensino, pesquisa e extensão voltado para grandes temas da comunicação e transdisciplinares, tem sua própria agência júnior, a Acesso, além dos laboratórios de curso (Laboratório de Pesquisa e Prática Jornalística e o Laboratório de Experimentação Audiovisual em Multiplataformas – RTVI), da Produtora de Multimeios, do projeto Rádio FACOM e outros espaços/projetos extraclasse que oportunizam uma formação e prática diferenciada para nosso corpo discente.

A pós-graduação na FACOM é representada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, o PPGCOM, que oferece mestrado e doutorado e atua na formação de pesquisadores e docentes desde 2007 (com o início das aulas da primeira turma do mestrado – desde 2019, oferecendo também o doutorado). Os egressos e as egressas do PPGCOM-UFJF têm atuado em outros programas de pós-graduação, como docentes em outras instituições, além da própria UFJF, sendo um dos indicadores do seu impacto na área. A atuação em pesquisa abrange a manutenção da revista Lumina, que tem a qualificação A4 pela Capes e as atividades dos atuais 13 grupos de pesquisa liderados por docentes vinculados ao programa.

Em termos de formação no nível de pós-graduação, A FACOM abriga também a especialização em EAD, integrante do programa da Universidade Aberta do Brasil, o curso de Mídias na Educação, coordenado por docente da unidade e que tem docentes da FACOM em seus quadros.

Entre os quadros da FACOM, há docentes e discentes que têm participação da organização e manutenção de atividades culturais importantes para UFJF e para a cidade de Juiz de Fora: docentes que são membros do Grupo Divulgação, de teatro (fundado por docente aposentado e ex-diretor da FACOM), do qual participam discentes (através de projetos de extensão e de TP); e docente organizador do Festival Primeiro Plano, de cinema, com igual participação de discentes (na organização, mas também como público interessado). Além de projetos de extensão voltados para a área de cultura – cinema, como atividade cineclubista.

A FACOM tem atividades importantes, portanto, nas 5 bases atuais que sustentam a atuação da UFJF (definido no seu PDI em vigor): ensino, pesquisa, extensão, inovação e cultura.

Mais informações institucionais (como os ocupantes de cargos de gestão, departamentos, docentes, a própria infraestrutura do prédio) ou sobre os cursos e sobres projetos e atividades complementares, podem ser acessadas no menu (no canto esquerdo da página inicial).