Fechar menu lateral

Confira a programação de GTs, oficinas, minicursos e atividades Culturais do XXII Erecom

As inscrições para participação como ouvinte no XXII ERECOM são abertas ao público e totalmente gratuitas. Os interessados devem realizar a inscrição por meio do formulário eletrônico. Durante o processo, será possível optar pela participação na atividade de encerramento no Jardim Botânico da UFJF (opcional). Ressalta-se que as vagas para essa atividade são limitadas.

As oficinas e minicursos têm vagas limitadas. Para participar, basta chegar à sala no horário indicado e as inscrições serão feitas por ordem de chegada, até o preenchimento total das vagas.

Caderno Oficial Programação ERECOM 2025

CALENDÁRIO DE OFICINAS MINICURSOS E ATIVIDADES CULTURAIS

Segunda-feira, 03/11 — “Rumo à COP” (9h às 12h)

Sala 218 — No silêncio das molduras: jornalismo em quadrinhos e a voz das histórias não contadas — Laura Rezende
Sala 213 — Inteligência Artificial para raspagem e tratamento de dados — Gustavo Vieira
Sala 214 — Rios, pontes e overdrives: tecnologias contra a forma-mercadoria em tempos de crise socioambiental — Samuel Soares
Sala 215 — Desafios para a soberania digital no Brasil — Bruno Paiva

Terça-feira, 04/11 — “Narrativas de Resistência” (9h às 12h / 14h às 18h)

Manhã
Sala 214 — Interrogando a comunicação: pensadoras negras para repensar o campo — Wedencley Alves, Marina Lopes, Naiara Santos e Sâmela Moura
Sala 215 — Como produzir meu curta? Alternativas para um cinema de baixo orçamento — Helom Paulino
Sala 217 — Jogo do Bicho: descobrindo os animais do baralho cigano — Tayane Roberta

Tarde
Sala 204 — Valorizando sua trajetória: oficina de currículo Lattes para comunicação — Susana Reis
Sala 218 — Polijovem.doc — Construindo competências cidadãs — Jhonatan Mata, Sara Rodrigues, Caio Ferreira e Débora Oliveira
Sala 220 — Consulta e tratamento de dados do IBGE — o Censo e suas aplicações na comunicação — Luiz Felipe Walter Barros (IBGE)

Quarta-feira, 05/11 — “Rompendo Barreiras” (9h às 12h)

Sala 204 — Tradução intersemiótica e emergência climática: criando e analisando discursos visuais com a “Caixa de Ferramentas de Fotografia” — Jan Prado
Sala 206 — Aprendendo a perguntar: como criar prompts que funcionam — Paula Delgado
Sala 213 — Minicurso de Jornalismo infantojuvenil — Sara de Moraes, Jhonatan Mata, Débora Oliveira e Caio Ferreira

Quinta-feira, 06/11 — “Caminhos Profissionais” (9h às 12h / 14h às 17h)

Manhã
Sala 214 — Introdução ao jornalismo móvel: como narrar e editar conteúdos jornalísticos pelo celular — Arthur Raposo
Sala 215 — Analisando séries de TV: qualidade audiovisual e meio ambiente — Gustavo Furtuoso e Júlia Gouvêa
Sala 218 — 2ª Cultura Aberta — Sophia Bispo

Tarde
Sala 215 (14h às 17h) — Descomplicando o ESG para pequenos empreendedores — Isadora Gonçalves

MOSTRA AUDIOVISUAL

Quinta-feira, 06/11 — Mostra Audiovisual (8h às 12h e 14h às 16h, Sala 220)

Manhã (8h às 12h)

  • Refugiados do Desenvolvimento — 8’30”
    Cinematografia, texto e edição: Fábio Nascimento / Narração: Chico César
  • O Hoje Ainda é Ontem no Bento — 52’
    Direção: Adriano Medeiros (WebCineTV UFOP, Mariana, MG)
  • Ecos de 92: Do Rio à Belém — 20’
    Direção: Renata Amorim / Produção executiva: Valéria Costemalle

Tarde (14h às 16h)

  • Mata — 88’
    Direção e roteiro: Fábio Nascimento e Ingrid Fadnes
  • Science Film Festival — Empregos Verdes — 42’
    Mostra Observatório da Qualidade no Audiovisual
    Filmes: Chuva (Brasil), Kalu – Crescendo Selvagem (Reino Unido), Bolhas (EUA), Planeta Artificial (Nova Zelândia)

GRUPOS TEMÁTICOS (GTs)

Mesa 1 — Comunicação Pública da Ciência: Práticas e Desafios

Sala 110 — Mediação: Profa. Dra. Susana Reis

  • Comunicação pública em tempos de crise narrativa: uma análise do perfil “COP30NAAMAZÔNIA” no TikTok — Clarisse Benony.
  • Democratização do conhecimento produzido na academia: análise da playlist “Ciclo de Estudos” do NJA-UFJF no YouTube — Jean de Almeida; Iluska Coutinho.
  • NEVIDH em pauta convida: extensão e pesquisa unidos pelo jornalismo científico — Ricardo Bedendo; Sarah Luiza Nascimento; Thiago Campos; Elias Augusto Freitas; Mariana Afonso Nobre.
  • A produção de conteúdo sobre livros em podcasts jornalísticos: uma análise do 451 MHz — Mayara Fernandes; Cláudia Tomé; Susana Reis.

Mesa 2 — Identidade, Representação, Memória e Narrativas

Sala 214 — Mediação: Profa. Dra. Ana Paula Dessupoio Chaves

  • Narrativas midiáticas e construção de identidade: análise audiovisual da Flapress — Noanne Menezes.
  • O “caipira midiático” e a representação da identidade mineira na TV brasileira a partir de Nerso da Capitinga — Sophia Bispo.
  • A voz da memória: histórias do bairro Ipiranga — Ana Carolina Wertenberg; Susana Reis; Ana Paula Dessupoio.
  • Central do Brasil: uma análise fílmica — Maria Clara Rocha; Milena de Oliveira.
  • Entre tendências e narrativas: transformações editoriais e estéticas na revista Elle Brasil — Ana Júlia Bellini.
  • Racismo religioso e branquitude: controvérsias e performances antirracistas dos influenciadores digitais de terreiro — Ana Luísa Schuchter.

Mesa 3 — Inteligência Artificial, Mídias Digitais e Plataformização

Sala 216 — Mediação: Prof. Dr. Flávio Lins

  • Representações urbanas por inteligência artificial generativa: desafios de diversidade e estereótipos no Sul Global — Flávio Lins; Ricardo Freitas.
  • Exploração e exposição infantil nas plataformas digitais: considerações a partir de casos brasileiros e impactos sociais — Alice Torres; Heitor Carneiro; Maria Fernanda Azevedo; Roberta Simas; Sophia Mariano; Yuri Dias; Maurício João Vieira Filho.
  • Entre o natural e artificial: comunicação humano-máquina e singularidade tecnológica — Thuany Menezes; Eli Borges Júnior.
  • Big Techs e os riscos da mediação algorítmica — Maria Angélica Costa.
  • Inteligência artificial e imagem pública: mapeamento de avatares, digital twins e influenciadores virtuais na América Latina — Gustavo Ximenes; Eli Borges Júnior.
  • Narrativas na hiperconexão: a relação entre o ambiente físico e digital — Olivia Furiati; Iury Andrade; Mariana Lopes; Carlos Pernisa Júnior.

Mesa 4 — Comunicação, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Sala 217 — Mediação: Profa. Ms. Marina Polidoro Marques

  • O tema “Meio Ambiente” no jornalismo internacional — Stephanie Chiote.
    Quando a imagem fala pela natureza: análise dos modos de representação documental na série Our Planet — Mateus Hipólito.
  • Comunicação, Amazônia e urgência climática: a razão crítica no jornalismo independente do Sumaúma — Rebeca Sofia Pires.
  • Sob o peso do logos: a queda das vozes da floresta — André Pires; Ana Luísa Nascimento; Sophia Bispo; Ana Flávia Quintanilha.
  • “Mineração por elas”: múltiplos cenários entre a websérie da Vale e a vivência das mulheres impactadas — Karla Edwirges Souza.

Mesa 5 — Comunicação e Política

Sala 110 (15h30 às 17h30) — Mediação: Prof. Dr. Paulo Roberto Leal

  • A comunicação sindical da APES: um estudo de caso sobre as ferramentas, linguagens e estratégias comunicacionais utilizadas pelo sindicato — Paulo Henrique Totti.
  • O caso Patrícia Campos Mello e a atuação do Gabinete do Ódio e das milícias digitais no Brasil — Murilo Macedo.
  • Crise na democracia: o papel do jovem de direita na banalização da política brasileira — Rafael Augusto de Paula; Talison Vardiero.
  • Análise comparativa da cobertura do genocídio em Gaza pelos jornais “O Globo” e “The Intercept” — Luana Salles; Talison Vardiero.
  • Memes, jornalismo e credibilidade: análise dos memes sobre os altos preços de hospedagem em Belém na COP 30 — Iury Andrade; Talison Vardiero.
  • Comunidades masculinistas na formação de jovens brasileiros: violência e discurso de ódio nas plataformas digitais — Ana Beatriz Araújo; Eduardo Marques; Karen Lima; Letícia Romão; Maurício Vieira Filho.

Mesa 6 — Cinema, TV e Ficção Seriada

Sala 217  (15h30 às 17h30) — Mediação: Prof. Dr. Talison Vardiero

  • O mito, a superstição e o destino: sentidos da cultura latino-americana na série “Cem Anos de Solidão” — Ana Luísa Nascimento.
  • O papel do som nos edits da segunda temporada de Wandinha — Lorena Fontainha; Gabriela Borges; Letícia Torres.
  • Da invisibilidade à insurgência: a performance do corpo negro como ferramenta política em Alma no Olho e Noir Blue — Helom Paulino.
  • Telenovela e direção de arte — o caso da TV Globo — Maria Fernanda de Castro; Luísa Gouvêa; Rafael Fialho.
  • Cinemas de rua: um mapeamento de estudos — Aline Alvim.
  • Crises de reputação na cultura digital: Lola Argento e o gerenciamento de crise em Beleza Fatal — Vinícius Augusto de Paula; Karolaine Ferraz; Talison Vardiero.

Outras informações:

E-mail: erecom.facomufjf@gmail.com

Instagram: @erecomfacomufjf