“Jornalismo é a melhor profissão do mundo”. A avaliação sintetiza o tom de conversa, e paixão pela profissão que marcaram o evento “Jornalismo em Transformação”. O encontro de boas-vindas aos novos alunos da FACOM contou com uma palestra com a jornalista Nice de Paula. Organizado pelos coordenadores dos cursos diurno e noturno, Cláudia Thomé e Eduardo Leão, o encontro foi realizado na noite de 19 de maio, no anfiteatro da Faculdade de Comunicação.
Repórter premiada, com atuação na editoria de economia dos jornais “O Globo” e “O Dia”, Nice de Paula é ex-aluna do curso de Jornalismo da UFJF. Atualmente ela atua na área de Comunicação Institucional do Fundo de Pensão da Petrobrás (Petros), e dividiu com alunos e egressos da FACOM experiências vividas nas redações e mudanças provocadas pela tecnologia, seus novos usos e suportes.
Além disso, defendeu a importância de aproximar os jornalistas em atividade no mercado de trabalho e a academia, para pensar alternativas à produção jornalística no cenário atual. “A gente tem uma crise de como manter o Jornalismo nas novas plataformas, de como manter isso economicamente sustentável. Então eu acho que a academia seria fundamental, agora, para pensar essas soluções, buscar inovações e poder trocá-las com o mercado”, aposta.
Conhecer os desafios da profissão acabou motivando os estudantes. Victória Sampaio, estudante do primeiro período de Jornalismo, destacou a importância de conhecer a evolução do campo de trabalho e as experiências de uma profissional sobre o dia-a-dia nas redações: “É muito bom você ter a aproximação com alguém que já é da área, que já vivenciou e fala das dificuldades e benefícios. E que ama o que faz!”.
Seu colega de turma, Robson Silva, acredita que debates como esse são importantes para se discutir o futuro do jornalismo. Ele defende a regulamentação da mídia como uma estratégia para a recuperação da credibilidade do Jornalismo brasileiro, questionada sobretudo na cobertura da grande mídia sobre o processo de impeachment. “É muito complicado, hoje, no Brasil, ter uma família controlando vários veículos de comunicação”, afirma, ressaltando que o desequilíbrio na propriedade das empresas de mídia faz com que certas visões políticas predominem.
Além da palestra, no encontro os coordenadores dos cursos integral e noturno, Cláudia Thomé e Eduardo Leão, também abordaram questões administrativas e acadêmicas importantes para quem chega à universidade. Entre as dicas para cursar a graduação, destacaram o estágio obrigatório e outras mudanças do novo currículo do curso de Jornalismo, adequado às diretrizes curriculares publicadas em 2013.
Também foram apresentados alguns canais de contato e comunicação com a coordenação de curso. O evento, que contou com a parceria da Acesso Comunicação, empresa júnior da faculdade, foi encerrado com um sorteio de livros publicados por docentes da FACOM e do PPGCOM-UFJF.