O Diretório Acadêmico Vladimir Herzog da Facom promove, entre os dias 20 a 24 de outubro, a Semana de Direitos Humanos, Democracia e Comunicação “50 anos por Vlado”, em memória ao patrono da nossa entidade, assassinado pela ditadura empresarial-militar brasileira em
1975.
A programação inclui mesas-redondas, debates, roda de conversas, cinedebate e oficina, com a participação de professores, profissionais da comunicação, pesquisadores e movimentos sociais. O evento busca refletir sobre os desafios da liberdade de imprensa, da democracia e dos direitos humanos em um contexto de crescente desinformação e intolerância. A iniciativa é gratuita, aberta ao público e também compõe a Jornada Universitária em Defesa da Soberania promovida pela União Nacional dos Estudantes (UNE).
Confira a programação:
Segunda, 20 de outubro
19h | Auditório da Facom | Mesa de abertura – A Comunicação em Defesa da Democracia e
Soberania Nacional
Terça, 21 de outubro
14h | 1º andar da biblioteca | Roda de conversa – Das Redes às Ruas: As memórias do
Diretório Acadêmico Vladimir Herzog
Quarta, 22 de outubro
19h30 | Auditório | Palestra Magna “O genocídio palestino e a segurança de profissionais de
comunicação em zonas de conflitos” c/ o fotógrafo Yan Boechat
Quinta, 23 de outubro
19h | Online | Comunicação Comunitária e Mídia Alternativa: Comunicação Popular como
Ferramenta de Resistência.
Sexta, 24 de outubro
14h | Sala 110 | Cinedebate – Filme “Espero Tua (Re)volta”
15h30 | Sala 110 | Oficina de colagem c/ o colagista Washington Botelho (formulário de inscrição)
OBSERVAÇÕES GERAIS:
Os certificados de 12h serão emitidos pela organização do evento para aqueles que participarem de no mínimo 3 das atividades propostas. A participação será conferida a partir da assinatura em listas de presença durante a programação. A única atividade com a necessidade de inscrição prévia é a oficina de colagem devido ao número limitado de vagas.
Mais informações:
Instagram da Facom
Instagram do Diretório Acadêmico