
Evento acontece entre 15 e 16 de outubro (Foto: arquivo).
A Rede de Pesquisadores em Jornalismo, Imaginário e Memória (Rede JIM) realiza, nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, o VII Seminário da Rede Jim com o tema “Comunicação em mutação: transformações, desafios e novos conceitos na Era Tecnológica”. O evento, que será em formato online, reúne pesquisadores de diversas instituições brasileiras em torno da discussão sobre os impactos das transformações tecnológicas no campo da Comunicação e as novas formas de compreender o jornalismo, a publicidade, as relações públicas, o audiovisual, o design e outras áreas do ecossistema midiático.
Diante da aceleração tecnológica sem precedentes, que alguns caracterizam como crise e outros como reinvenção, o evento propõe refletir sobre os conceitos emergentes que buscam dar sentido a esse processo. A proposta é construir um “dicionário da comunicação em tempos de mutação tecnológica”, organizado em seções temáticas, cada uma com dez (ou mais) termos centrais capazes de mapear essa transformação cultural, educacional e profissional.
O evento reúne pesquisadores de diferentes instituições para apresentar e discutir um conjunto de conceitos que buscam mapear as transformações da Comunicação em meio às mutações tecnológicas contemporâneas. Os debates percorrem temas como viralização, inteligência artificial, plataformas digitais, narrativas midiáticas, imaginário e cotidiano, infodemia, desinformação, cultura do cancelamento, criatividade algorítmica e novas formas de produção e circulação de conteúdos.
Desse modo, a proposta é construir um vocabulário capaz de traduzir os desafios, rupturas e oportunidades que a comunicação enfrenta no século XXI, articulando perspectivas teóricas e práticas em áreas como jornalismo, publicidade, audiovisual, redes digitais e cultura.
Esta edição é realizada pelos grupos de pesquisa da Faculdade de Comunicação (Facom) Narrativas Midiáticas e Dialógicas (Namídia) e Comunicação, Cidade e Memória (Comcime).
Entre os conceitos que serão apresentados estão: viralização, inteligência artificial, infodemia, pós-verdade, plataformas digitais, influencers, cultura do cancelamento, criadores de conteúdo, storytelling, marketing de identidade, audiovisual remixado, ciberpopulismo, crise no jornalismo, ativismo online, sociedade ansiosa e solidões interativas. A lista completa está organizada pelos grupos de pesquisa participantes e será disponibilizada durante o evento.
O evento será aberto para integrantes dos grupos de pesquisa pertencentes a Rede JIM e também para ouvintes interessados nas temáticas abordadas. As inscrições podem ser feitas por meio deste link.
O VII Seminário da Rede Jim é organizado pelos grupos de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória (Comcime) e Narrativas Midiáticas e Dialogias (NaMídia), ambos da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Dia 1 – 16/10 (quinta-feira)
Dia 2 – 17/10 (sexta-feira)
Instagram: @rede.jim
E-mail: redejim.eventos@gmail.com