Vagas para treinamento profissional nos projetos “Música para olhos e ouvidos” e “Mídias na Educação”

O projeto “Música para olhos e ouvidos: a representação da TV na música e a construção visual de um campo social” recebe, até o dia 14 de junho, inscrições para o processo seletivo dentro do Programa de Treinamento Profissional Acadêmico. São oferecidas 5 vagas para voluntários, que irão atuar no mapeamento, decupagem e elaboração de vídeos musicais, produção audiovisual para as redes sociais do projeto, além da realização de entrevistas com profissionais dos ramos da música, da comunicação e do audiovisual em geral.

Para se inscrever, o(a) estudante deve ter disponibilidade de 12 horas semanais e ser discente de um dos seguintes cursos: Artes Visuais, Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Música e Rádio, TV e Internet. O(a) discente interessado(a) deve preencher as questões propostas no formulário https://forms.gle/UiHeu6rmoEERh3bE6 e encaminhá-lo.

A cultura visual não se limita ao estudo das imagens. Se capilariza em práticas diárias de ver e de mostrar, conforme já pontuou Mitchell (2003, p.25). O tátil, o sonoro, as experiências sinestésicas múltiplas são elementos chave de seu ensaio, que culmina com a descrição de estratégias pedagógicas no ensino da cultura visual, centrada em um exercício que o autor denomina de “mostrar o ver”. O Projeto “Música para olhos e ouvidos”, implementado na UFJF em 2019, segue direção semelhante. E surge na contramão da ideia de que outras modalidades sensoriais – sobretudo o ouvir – estejam atrofiadas numa suposta era da visualidade contemporânea. Não nos contentando com a construção social de um campo visual e insistindo numa atitude reversa – a construção visual de um campo social – voltamos nossos olhos e ouvidos para analisar as representações da TV e do audiovisual em geral no universo da música. Convidamos aos alunos que se enquadrem nos critérios de seleção que venham integrar nossa equipe!

O edital completo do processo seletivo para o Projeto “Música para olhos e ouvidos” está disponível aqui.

2/06/21

Projeto “Mídias na Educação – Gerenciamento e Produção de Conteúdo para Redes Sociais” seleciona bolsista e voluntários

O Departamento de Métodos Aplicados e Práticas Laboratoriais da Facom realiza processo seletivo para bolsa de Treinamento Profissional Acadêmico (TPA) no projeto “Mídias na Educação – Gerenciamento e Produção de Conteúdo para Redes Sociais”. A seleção visa o preenchimento de uma vaga para bolsista e duas vagas para voluntários. As inscrições estão abertas e vão até o dia 7 de junho, via formulário eletrônico  https://forms.gle/KiyHyZhxrzstZjAa6.

Para participar, o(a) estudante deve cursar Jornalismo ou Rádio, TV e Internet, ter disponibilidade de 12 horas semanais, atender às normas estabelecidas no Art. 38 da Resolução 028/2019 e ter interesse e/ou conhecimento de redes sociais. É  necessário anexar histórico e curriculum vitae no formulário de inscrição, bem como responder às questões solicitadas.

O processo de seleção constará de prova escrita (questões no formulário de inscrição), análise de histórico/IRA e análise de currículo vitae. O critério de desempate será o IRA do(a) estudante. Confira o edital completo de seleção