Projeto de extensão oferece vagas para bolsistas e voluntários

Estão abertas as inscrições para a seleção de dois bolsistas e dois voluntários para o projeto de extensão “Narrativas imersivas em saúde mental:  produção do sentir”. A iniciativa, voltada para os discentes dos cursos de Jornalismo e RTVI, tem por objetivo a produção e divulgação de narrativas autobiográficas, em realidade virtual, de usuários do Centro de Convivência e Cultura Recriar, instituição pública de cuidados em saúde mental de Juiz de Fora.

Para se inscrever, é necessário o preenchimento de formulário online, cujo link está disponível no edital (https://drive.google.com/file/d/19hZ8tABLLUYNZQskkslR0pHnyiCsOEa9/view?usp=sharing), item “V“.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora Ana Maria Monteiro, as narrativas imersivas têm grande potencial como fonte de reflexão e transformação social, pois colocam o espectador “na pele” do Outro. “Mesmo já havendo várias narrativas para dispositivos de realidade virtual, ainda é raro ver a exploração do seu potencial afetivo no campo da saúde mental, onde muitas vezes podemos apenas imaginar o que outras pessoas sentem ou vivenciaram. E é essa ponte, entre o imaginar e o sentir-se como, que buscaremos construir nas histórias contadas pelo projeto”, complementa a professora.

Além de ofertar as vagas para bolsistas e voluntários, a coordenadora e o vice-coordenador, professor Bruno Fuser, também receberão interessados em participar do módulo teórico do projeto, onde serão discutidas tanto questões técnicas quanto filosóficas da realidade virtual, além de temas da psicologia que são relevantes para a produção e condução das entrevistas em profundidade com os usuários do Centro de Convivência e Cultura Recriar. Esses participantes também poderão acompanhar os processos de criação e divulgação das narrativas. O projeto ainda conta com o colaborador externo, professor e cientista da computação, Thies Pfeiffer, da Universidade de Ciência Aplicadas de Emden, na Alemanha.

As inscrições vão até o dia 25 de setembro de 2020, às 14h. Informações pelo email: ana.monteiro@ufjf.br.