Entre os dias 23 e 25 de outubro, a Faculdade de Comunicação será sede do II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas. Com palestrantes do exterior e também brasileiros, o evento busca uma troca de conhecimentos acerca do que é estudado pela Rede Alfamed.
A competência midiática é a capacidade de acessar, analisar e avaliar as imagens, os sons e as mensagens que confrontam o sujeito contemporâneo, assim como comunicar de forma competente através das mídias disponíveis.
Na programação do evento, palestrantes como Lucia Santaella (ECA/USP), José Ignácio Aguaded (Universidade de Huelva/Espanha), Maria Rosa Garcia Ruiz (Universidade de Cantabria/Espanha) discutirão sobre o panorama atual midiático e os desafios para a popularização deste campo de estudos a fim de promover o desenvolvimento da Competência Midiática no século XXI.
O primeiro congresso foi realizado na Universidade de Cali (Colômbia) em setembro do ano passado, com a presença dos coordenadores da Rede Alfamed do Brasil, Portugal, Espanha, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia.
A comissão organizadora do evento é composta pelas professoras Gabriela Borges, Teresa Neves, Iluska Coutinho, Soraya Ferreira, Erika Savernini e Marise Mendes, todas da Facom/UFJF.
A professora Gabriela Borges, membro do Comitê Organizador, lembra que os palestrantes são todos professores, tanto da área da comunicação quanto da educação, e que eles trarão as experiências de seus países na discussão sobre literacia midiática.
Ela também explica o objetivo do evento: “Ele está sendo pensado para pensar o papel da mídia na contemporaneidade, onde as pessoas deveriam ter uma análise muito mais crítica da mídia, do que encontramos normalmente, e também elementos para produzir conteúdos midiáticos que sejam bem informados, de qualidade, que agreguem valor à vida das pessoas”.
O evento está no período de chamada para trabalhos, onde alunos de graduação e de pós-graduação, além de já graduados podem submeter seus artigos dentro das sessões temáticas, até o dia 27 de agosto de 2017. As inscrições poderão ser feitas no mês de setembro.
Sobre a Faculdade de Comunicação ser a sede do evento, Gabriela conta que o Brasil foi escolhido como sede e, como os professores da UFJF lideram a equipe da Alfamed no país, a Universidade foi o local escolhido. “Esperamos que seja uma grande contribuição para os alunos esse debate que faremos na Facom”, conclui a professora.
Mais informações, como as sessões temáticas e o valor das inscrições, podem ser obtidas através do site oficial do evento.