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Por onde andam nossos professores?

 

 

 

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Alguns de nossos professores não estão sendo vistos na faculdade como de costume. Muitos docentes interrompem o trabalho em sala de aula para ampliar seus conhecimentos e participar de pesquisas em outras universidades. Nesse intuito eles vão à procura de uma pós-graduação. O doutorado e o pós-doutorado surgem com a importância de se criar novos conhecimentos que não têm lugar dentro da formação que a graduação fornece. Eles são necessários tanto para o desenvolvimento de conteúdos e de profissionais mais aptos dentro da universidade, como também para o crescimento intelectual e técnico do país.

Os professores Rodrigo Fonseca, Letícia Torres e Álvaro Eduardo estão em meio à formação como doutor. As professoras Soraya Ferreira e Telma Johnson já estão em sua etapa de pós-doutorado. Rodrigo Fonseca, que se encontra na Universidade Federal Fluminense, está desenvolvendo uma pesquisa centrada em narrações (ficcionais e não ficcionais) e no papel que os narradores têm em afetar os trabalhos uns dos outros.

Ele aponta que o doutorado possibilita um contato com diferentes pesquisadores e ambientes acadêmicos, que abrem novos caminhos de conhecimento. “Nestes tempos de questionamentos sobre o papel do jornalista, de intensa discussão sobre as fronteiras entre verdade e mentira e de descoberta e invenção de novos modelos narrativos, creio que minhas pesquisas abrem múltiplas possibilidades de desenvolvimento de atividades na graduação e na pós-graduação.”

A professora Letícia Torres e o professor Álvaro Eduardo estão inseridos na área da Literacia Fílmica. Eles participam do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), da Universidade do Algarve (UALG) em Portugal, que possui um acordo de cooperação acadêmica com a UFJF e possibilita o desenvolvimento de ações conjuntas em diversas áreas do conhecimento.

Para Letícia, além da ascensão que o título de doutor traz, “este período de imersão no estudo e pesquisa é fundamental para o aprimoramento do docente em todas as dimensões relativas ao seu trabalho universitário”. O professor Álvaro afirma que o doutorado também gera a integração de estudos na área e a criação de grupos de pesquisa internacionais, enriquecendo o meio acadêmico no Brasil. Seu objetivo posterior é utilizar o investimento feito nesses anos na consolidação de uma nova linha de pesquisa em nossa escola.

Aos alunos de graduação que querem seguir a carreira de pesquisador, os docentes apontam que, além das atividades obrigatórias do curso, é essencial a iniciativa em áreas de interesse do aluno. O estudante precisa aproveitar ao máximo o conteúdo das disciplinas e a bibliografia sugerida. Segundo Rodrigo, os pesquisadores devem ter fascínio pelos seus temas de pesquisa e perseverança sobre os obstáculos pessoais, institucionais ou políticos.