Elaboração e importância do TCC

ESTUDANDO

Chegando ao final do curso os alunos começam a se preocupar em ter concluído todas as matérias necessárias, com a quantidade total de créditos e, principalmente, em elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC. Para auxiliar os estudantes nesse processo, no sétimo período é iniciada a disciplina Projeto Experimental I. Nela são retomados alguns pontos essenciais sobre a elaboração de uma pesquisa, auxiliando o aluno a se desenvolver na área teórica, da pesquisa bibliográfica à elaboração de conceitos para o seu projeto.

A professora responsável pela disciplina, Marise Mendes, aponta que, apesar de existirem bolsas de iniciação científica e o PET dentro da Faculdade de Comunicação, poucos alunos participam ou já participaram de algum desses. Além disso, o curso recebe, em sua maioria, pessoas mais interessadas na área prática do que teórica, o que pode tornar difícil para o aluno o processo de criação do TCC.

Laura Conceição, que participa da aula de Projeto Experimental I, enxerga a escolha e delimitação do tema o processo mais complexo para os alunos em geral. Em seu trabalho sobre Gênero e Publicidade, sua maior dificuldade foi fazer um corte na abordagem, uma vez que esse é um tema amplo. Além disso, ela aponta que é sempre necessário estar atualizado sobre tema e ler a respeito para conseguir uma consistência argumentativa sobre a hipótese que será aplicada. Sendo bolsista de Iniciação Científica com a professora Claudia Lahni na área de comunicação comunitária, Gênero e feminismos, ela afirma que sua ideia para o TCC surgiu desse estudo, que também foi essencial como contribuição para a sua atual pesquisa.

Para os alunos que ainda estão escolhendo um tema, a professora Marise afirma que o mais importante é seguir a área da qual se está mais familiarizado e interessado, uma vez que o estudante irá passar grande parte do final do curso se dedicando a esse trabalho. Deve-se também evitar o óbvio durante essa decisão, tendo uma boa hipótese em mente para o problema de pesquisa. Para garantir um bom TCC, ela aponta que os alunos devem: ter organização, criar um cronograma próprio, adquirir uma boa carga bibliográfica ao longo do curso e se comprometer com o tema, indo além do necessário para completar o artigo. A escolha do professor orientador também deve ser bem pensada, sendo alguém que tenha familiaridade com a área da sua pesquisa e que possua referências bibliográficas bem atualizadas.

O aluno também deve pensar em encontrar uma temática a qual o estudo seja útil para a sua instituição e para a área da Comunicação. Ele deve pensar no TCC como um passaporte de entrada para novas oportunidades de trabalho, criando a pesquisa na mesma área em que pretende se empregar. A professora também aponta que a escolha de temas normalmente é bem dividida entre a área do jornalismo impresso e da produção audiovisual. “Isso também mostra a necessidade e a importância da criação do curso de rádio, TV e internet”, como forma de atender à procura da nova geração de alunos de Comunicação.

Em seu estudo, Laura analisa como as mulheres são retratadas em campanhas de cerveja no Brasil. O problema da pesquisa surgiu de seu interesse e militância no feminismo, se fundamentando em estudos de gênero e na análise de discurso. Além do Jornalismo, ela está concluindo sua graduação em Publicidade e Propaganda no CES/JF. Laura pretende, em seu futuro profissional, seguir a carreira acadêmica na área de Publicidade e continuar com os estudos de gênero, sendo seu TCC muito importante para esse objetivo. Além disso, ela espera que sua pesquisa possa abrir caminhos para estudos de gênero na área da Comunicação. “Acredito que minha pesquisa tenha um importante compromisso com a comunicação para cidadania”.