Novo prédio contará com um Laboratório de desenvolvimento para novas mídias

lab

O novo laboratório da Facom, em fase final de obras

Entre as muitas novidades do novo prédio da FACOM, um projeto vai dar o que falar. Trata-se da instalação de um espaço inovador, baseado em projetos e experiências desenvolvidas em Universidades dos EUA e da Europa.

O “Laboratório de Desenvolvimento para Novas Mídias” é baseado em projetos como os FAB LABS e os SPACE MAKERS cada vez mais comuns em universidades, institutos de pesquisas e colégios no exterior e que já existem em cidades brasileiras como São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

O laboratório será livre à participação de docentes, técnicos e discentes que tem a inovação como ponto forte e que queiram deixar sua marca na comunidade acadêmica da UFJF. Mais do que criar um espaço, queremos oferecer a oportunidade de, juntos, projetarmos um “espaço coletivo de produção” em que professores, técnicos e alunos possam expressar seu lado criativo e possivelmente inventar, criar ou explorar tópicos usando as ferramentas dentro dele.

A ideia é que seja um ambiente para aprendizagem auto-dirigida, bem como a experimentação colaborativa. Professores e pesquisadores poderão usar o laboratório em seus projetos de pesquisa que, preferencialmente, envolvam os estudos das chamadas “novas mídias”. O desafio de implantação deste laboratório é parte do esforço para promover a construção de comunidades e a colaboração acadêmica para o desenvolvimento criativo e inovador.

O laboratório estará também aberto para projetos em parceria com docentes, técnicos e alunos das mais diversas áreas.