Criação de Personagens é tema de evento da Acesso

A Acesso Comunicação Jr., empresa junior da Faculdade de Comunicação, realizou o evento de capacitação “Ilustração: da Ideia à Imagem” na segunda-feira (10/04). Com a palestra dos integrantes da empresa El Torito Studios, Guilherme Manhães e Ezidras Farinazzo, o evento tratou do processo de criação e ilustração de personagens.

Em suas falas, eles contaram como funciona a elaboração de uma personagem, desde coisas explícitas, como os traços físicos que devem ter, até as características implícitas, como a utilização de máscaras para revelar a real personalidade das criações.

evento acesso 1

Com alunos de Jornalismo, RTVI e outros cursos, a capacitação abordou as etapas de uma ilustração

Além da palestra, eles promoveram uma dinâmica com o público, que deveriam criar os traços psicológicos de uma personagem e ilustrá-la através de uma pequena história.

O evento foi o primeiro da empresa junior desde a chegada dos alunos de Rádio, Tv e Internet, e para Guilherme Manhães, diretor de criação da El Torito, discutir a importância da ilustração para estudantes do novo curso da Facom, que irão trabalhar muito com o audiovisual, é algo muito importante.

“Para o curso de Rádio, Tv e Internet, o audiovisual é fundamental. Quem mexe com isso deve saber o que é uma trama, personagens – até porque são coisas que caminham juntas. Então, para quem está começando a estudar essa parte, é muito importante ter essa noção.”, analisa Guilherme.

Renan Valente, do primeiro período de RTVI, ressaltou que o evento foi muito importante para ele: “Sempre tive muito interesse na criação de desenhos, e entender o que é uma trama, uma personagem, entender suas nuances”. Do curso de jornalismo, o aluno Felipe Pacheco, do terceiro período, comentou sobre a importância do evento para o jornalista, pois “tira o foco um pouco do jornalismo técnico, pesado, trazendo uma outra visão para melhorar o processo criativo”.

O evento contou com a participação de alunos não só dos cursos de Jornalismo e Rádio, Tv e Internet, mas também com estudantes da Nutrição, Engenharia e Artes e Design. Larissa Alves, atual presidente da Acesso, comentou que isso foi um fato curioso, não esperado pela empresa: “Nosso foco era no pessoal da Facom, e apareceram pessoas de outros cursos demonstrando interesse tanto pela página, quanto com os membros. Então pensamos porque não abrir para os interessados de outras faculdades.”

Imagens: Acesso Comunicação Jr.

evento acesso 4evento acesso 2