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Entenda as diferenças entre os cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet

Há algumas semanas abrimos um espaço na fanpage da Faculdade de Comunicação – UFJF para os alunos exporem suas dúvidas sobre o novo curso de Rádio, TV e Internet (RTVI). As principais questões levantadas diziam respeito às diferenças entre os cursos de Jornalismo e o de RTVI. Para esclarecer à essa e outras questões, preparamos uma matéria especial sobre as duas graduações, com abordagens sobre suas grades curriculares e sobre os profissionais que cada uma se propõe a formar.

 

 

RTVISite01 (Arte:Helena Amaral)Criadores de Conteúdo

Ser capaz de atuar desde a concepção de materiais e projetos de comunicação – publicitários, artísticos, de entretenimento -, passando por sua viabilização e execução, à fase final de distribuição, visando às múltiplas plataformas. É esse perfil de profissional que o curso de Rádio, TV e Internet da FACOM se propõe a formar.
Trata-se, portanto, de uma proposta diferente daquela do curso de Jornalis
mo. Ainda que apresentem disciplinas em comum, as grades curriculares das duas graduações são bem específicas. Essa especificidade é resultante das reformas adotadas pelo Ministério da Educação entre 2010 e 2011: as habilitações da área de Comunicação Social foram transformadas em cursos e foram lançadas as novas diretrizes curriculares, demandando uma distinção mais clara dos currículos.

Além das especificações exigidas pelos Referenciais Curriculares Nacionais, para a seleção das disciplinas do curso de RTVI da FACOM foram levados em conta aspectos mais particulares, como a vocação da instituição e os cenários social, mercadológico e cultural de Juiz de Fora e região.

Contrariando a tendência de investir em uma formação predominantemente técnica, RTVISite02houve a preocupação em aliar conhecimentos teóricos e práticos. “As disciplinas mais práticas, mais específicas, estão em dupla:uma é conceitual-reflexiva sobre o processo de criação, seguida de outra de desenvolvimento prático. A prática é entendida como processo de construção, reflexão e experimentação”, explica a professora Érika Savernini, coordenadora da comissão responsável por elaborar o Projeto Pedagógico do novo curso.

Apostou-se, ainda, em dois aspectos diferenciais: o digital e o multiplataforma. O digital perpassa todas as disciplinas e está relacionado às possibilidades trazidas pelas novas tecnologias (manipulação de imagens, interatividade, multimidialidade, etc). A ideia de multiplataforma, por sua vez, diz respeito ao desenvolvimento de produtos que transitem pelas diferentes plataformas – rádio, tevê, internet -, aproveitando o potencial de cada uma delas.

Esse aspecto é trabalhado ao longo de todo curso: “Já para o primeiro período o Laboratório Multidisciplinar trabalha o exercício da criatividade, dentre outros processos”, esclarece Erika. A intenção é desenvolver produtos que possam ser adaptados para mais de uma plataforma.

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(Imagem: Google/Reprodução)

O novo currículo de Jornalismo

A elaboração do novo currículo do curso de Jornalismo está relacionada à mudança nas diretrizes curriculares para a profissão e à nomenclatura dos cursos da área de Comunicação. Antes os cursos de Comunicação Social tinham habilitações em áreas específicas. Agora a Comunicação é considerada um campo do saber e os cursos são bacharelados específicos de cada área profissional.
“Uma comissão do MEC (Ministério da Educação) estipulou diretrizes curriculares para o curso de jornalismo que em alguma medida nos obrigaram a fazer um ajuste à essas novas concepções”, explica o professor Paulo Roberto Figueira Leal.

Agora as disciplinas são mais específicas e voltadas para o Jornalismo, enquanto as anteriores tratavam a Comunicação de modo mais abrangente. Paulo acrescenta que novas disciplinas foram criadas também na área de formação geral. “Por exemplo, ‘Mídia e Realidade brasileira’ foi criada para suprir essa demanda. Algumas disciplinas obrigatórias foram transformadas em eletivas; outras foram alteradas como ‘Teoria da Comunicação’ que passou a ser ‘Teoria do Jornalismo’”, diz Paulo.

Os temas de monografia no novo currículo serão obrigatoriamente sobre Jornalismo e não mais sobre o amplo campo da Comunicação. Paulo conclui lembrando que alguns conhecimentos adicionais ainda poderão ser obtidos no novo curso de Rádio, TV e Internet, que será oferecido na Facom a partir do primeiro semestre de 2017.