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A Acesso Comunicação Jr. completa 15 anos

A Acesso Comunicação Júnior criada em 2001 por alunos da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, completa 15 anos de serviços de assessoria e consultoria em comunicação.

 

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A agência de notícias da Facom conversou com a professora Alice Gonçalves Arcuri, fundadora da Acesso, ex-professora da Faculdade de Comunicação e atual sub-chefe do departamento de Turismo da UFJF. Arcuri fala sobre a trajetória da empresa debutante, que surgiu de questões levantadas durante a apuração de uma pauta.

 

AN: Agência de Notícias

AN: Como surgiu a Acesso?

Arcuri: Lecionava a disciplina de Telejornalismo no segundo semestre de 1997 na Facom. Pedi a um grupo de alunos que fizesse uma matéria sobre as empresas juniores existentes na UFJF naquele momento. Quando vi o material bruto dos alunos, em sala de aula, perguntei aos alunos da disciplina se eles tinham interesse em criar uma empresa júnior de comunicação, pois o presidente da Campe – Empresa Jr. de Administração da UFJF, à época, dizia na entrevista que eles prestavam serviços de assessoria de comunicação. Mostrei aos alunos que a Campe estava atuando na área deles por ausência de uma empresa de comunicação na Universidade. Me coloquei à disposição à ajudar e as coisas começaram a acontecer.”

 

AN: Como foi o processo de criação da Acesso?

Arcuri: Com a decisão de se criar a Empresa Jr., passei a liderar a iniciativa e a me reunir, semanalmente, com os alunos interessados. As reuniões eram em salas de aulas da Facom, mas o tempo me mostrou que aquele método de trabalho não daria certo. Ao final de 1997, escrevi três projetos de treinamento profissional: “Empresa Júnior de Comunicação”, “Agência de Publicidade” e “Multimídia”. A partir de 1998 começamos a trabalhar com bolsistas de Comunicação, Administração, Ciências Sociais e Artes. Os alunos de comunicação cuidaram de se relacionar com outras juniores da área no Brasil, com a Federação Mineira das Empresas Juniores. Conheceram o Movimento Empresa Jr. (MEJ) e buscaram ajuda jurídica para criação da empresa e constituição do estatuto e regularização da mesma. Também se dedicaram à criação do nome da empresa, da logomarca e do primeiro slogan. Os alunos de Administração e de Ciências Sociais cuidaram das pesquisas de mercado e da análise da concorrência para visualizar os serviços prestados pelas empresas de comunicação da cidade, prospectando preços, dentre outros aspectos organizacionais. Já os alunos das artes criaram o site da Acesso. Depois veio a necessidade de se ter uma sede própria e um professor da Facom, Eduardo Leão, se sensibilizou com a causa e cedeu uma sala na Produtora de Multimeios. Daí em diante tudo fluiu bem, mas os alunos queriam uma sede definitiva. Começaram a atuar no mercado e reservaram verba para despesas futuras. Depois de meses de conversas e ajuda da reitora, à época, professora Maria Margarida Martins Salomão, a Facom cedeu o espaço do banheiro masculino, no térreo (atual Rádio Facom) e as obras começaram com dinheiro da Acesso. Em março de 2001 a empresa estava oficialmente criada e em janeiro de 2002 a sede foi inaugurada com festa. Somados, foram mais de cinco anos de luta e resistência para a criação da empresa.

 

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Alunas atuando na construção da sede da Acesso. Arquivo: Acesso.

 

AN: Você acompanha a trajetória da Acesso desde o princípio. Quais mudanças você percebe na empresa?

Arcuri: Vejo uma empresa robusta, fortalecida hoje, depois de 15 anos. Os processos internos de gestão estão sempre mudando e se modernizando. Eles acompanham muito rapidamente as transformações tecnológicas e estão antenados com o mercado. São bons no que fazem e isto é motivo de orgulho para mim, para os ex-membros, para a Facom e para a instituição. Participam ativamente do movimento empresa júnior no país (MEJ), por meio da Brasil Júnior, estando com 10 cargos na Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais (FEJEMG) e 2 na Liga das Empresas Juniores da UFJF, sendo 11 cargos na área de comunicação e estão sempre nos eventos mais importantes do movimento. Eles são pura energia! Energia boa! Compram desafios, no jornalismo e em outras atividades de comunicação, sempre muito profissionais em tudo. Posso destacar que, em 2015, a empresa foi premiada na área de gestão. Hoje a Acesso é a primeira empresa júnior de comunicação do país reconhecida pelo Programa de Excelência em Gestão (PEG) da Brasil Júnior.  E a FEJEMG também premiou a Acesso, recentemente, como empresa júnior referência na área de gestão. Atualmente, a empresa se destaca na área de projetos, atendendo a grandes clientes em Juiz de Fora. Me lembro como se fosse hoje, que há anos escrevemos os textos da missão e dos valores da empresa. Posicionamos a Acesso para ser a empresa júnior de maior importância em Minas Gerais e referência em Juiz de Fora. Nestes 15 anos, as sucessivas gestões da empresa trabalharam muito bem para que estes valores pudessem ser alcançados. Estamos todos de parabéns!

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Além da entrevista com Alice Arcuri, a atual presidente da Acesso, Veronica Bernardino contou que os integrantes da empresa se programaram por 10 meses para fazer um baile de gala para comemorar os 15 anos da Acesso. A maior parte dos envolvidos na comemoração são membros e ex-membros da Acesso.

“Pensamos em ações para trazer pessoas que não estejam mais morando em Juiz de Fora, mas tenham uma ligação com a Acesso. No Movimento Empresa Junior existe uma cultura de ficar na casa de outros membros quando viajamos para Reuniões Presenciais. Fizemos isso para aproximar as pessoas e diminuir os gastos para quem é de fora. A gente também fez outras ações para comemorar os 15 anos da Acesso, como o dia em que distribuímos algodão doce para todos os alunos da Facom”, afirma a presidente.


Representando os ex-integrantes da Acesso, Isabella Paiva comenta que os 15 anos da empresa são um marco muito importante para EJ e para Facom. “É momento de lembrar de tantas pessoas que construíram a Acesso, cresceram com a empresa e hoje, graças à essa experiência única na faculdade, estão bem-sucedidos na profissão. A história da Acesso é uma história de lutas e conquistas, e essa data merece ser comemorada. Me orgulha muito saber que fiz parte dessa história. Hoje conquistamos nosso lugar no mercado. Devo meu aprendizado à Acesso e torço para que a empresa só cresça mais e mais!”, finaliza Isabella.