O cotidiano de famílias compostas por mulheres lésbicas e bissexuais, seus filhos e filhas no ambiente da escola é tema de palestra que ocorre nessa quinta-feira (02/6) a partir das 14h na sala de demonstrações da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento “Famílias femeafetivas e a ruptura da heteronormatividade no espaço escolar” tem coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação, Comunicação e Feminismos, liderado pelas professoras Cláudia Lahni (FACOM-UFJF) e Daniela Auad (FACED-UFJF).
A palestra será ministrada pela professora Luciene Mochi, mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá. Com base nos resultados de uma pesquisa de campo na qual investiga a percepção de professoras e pedagogas sobre os filhos e filhas de casais de lésbicas, Luciene vai abordar a temática de famílias formadas por mulheres. A palestrante discutirá, ainda, o processo de descortinamento e a visibilidade das famílias femeafetivas, que levam, para dentro dos muros das escolas, a desconstrução sobre o sexo biológico como predominante, rompendo assim com as normas de gênero e parentescos heterossexistas.
A professora Cláudia Lahni ressalta a importância do debate para a promoção, o fortalecimento e a defesa dos direitos humanos. Ela lembra que, apesar de serem maioria da população, as mulheres ainda constituem um grupo minoritário do ponto de vista social. “A palestra é importantíssima para nós todas que consideramos o respeito e o trabalho pelo exercício da cidadania ativa e democrática de todas as pessoas”, acrescenta.
Os interessados e as interessadas em participar do evento podem se inscrever no local. As inscrições são gratuitas e a participação dará direito à certificado.