Resumos dos minicursos
1. Sobre Safo de Lesbos e seus cantos: representações e recepções críticas em diferentes contextos históricos
Letticia Leite (Doutorado pela Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne)
Tendo em vista a oralidade que marca a composição e parte da recepção antiga da poética sáfica, o objetivo deste minicurso é apresentar e discutir exemplos de traços de escutas e leituras antigas e modernas dos cantos sáficos, assim como de memórias que foram construídas acerca da poeta de Lesbos. Essas apreciações críticas e representações nos chegaram por intermédio de suportes diversos e nos convidam a colocá-las em perspectiva histórica, de modo a buscar compreender as diversas e conflitantes maneiras de se relacionar com esses cantos e memórias em fragmentos.
Local: Faculdade de Letras – Sala 1113
2. A tragédia grega
Flávio Ribeiro de Oliveira (UNICAMP)
O curso será uma introdução geral à tragédia grega, em seus aspectos formais e históricos.
Local: Centro de Ciências – Auditório 1
3. A ψυχή aristotélica entre investigação epistemologica e metafisica
Elena Pagni (UFJF)
O curso prevê a contextualização teórica do tratado “De Anima” dentro da tradição prearistotélica (homérica, presocrática e platónica) e 2) no contexto mais amplo de sua obra, tanto no que diz respeito à investigação da natureza quanto da metafísica. 3) As principais interpretações (essencialismo/não-essencialismo) sobre a relação ψυχή / σῶμα em Aristóteles serão analisadas dividindo-se o debate entre filosofia analítica e continental, a partir dos anos 50 do século XX. Uma bibliografia detalhada sobre os tópicos será fornecida durante as atividades de aula.
Este minicurso será composto de uma sessão dia 18/09 e outra dia 19/09, ambas com duas horas de duração. Não haverá sessão no dia 20/09.
Local: Faculdade de Letras – sala 1115
4. Principais problemas acerca do ceticismo de Sexto Empírico e sua concepção de téchne
Rodrigo Pinto de Brito (UFS)
Nesse minicurso, tentaremos mostrar o status quaestionis geral acerca do ceticismo pirrônico conforme concebido por Sexto Empírico. Em especial, primeiramente nos dedicaremos a explicar como surgem o principal argumento anticético – apraxía – e suas diferentes versões (e.g. adynamía, anenergesía). Após, demonstraremos as duas principais exegeses acerca do alcance e significado do ceticismo Sextiano, a interpretação Rústica e a Urbana, que têm limites internos e vantagens argumentativas que precisam ser apontados e esmiuçados. Em um terceiro momento, tendo detalhado os argumentos dos Rústicos e dos Urbanos, apresentaremos nossa interpretação, a Suburbana, que se fundamenta sobre a teoria dos atos de fala, de J. L. Austin. Finalmente, tendo argumentado pela exequibilidade do ceticismo Sextiano, teremos a oportunidade de refletir sobre a abordagem cética acerca das téchnai, usando como suporte textos do próprio Sexto e de Galeno.
Local: Faculdade de Letras – sala 1305
5. Autoria e o feminino: poetisas da Antiguidade em Sobre as mulheres famosas (De mulieribus claris, 1361-1362) de Giovanni Boccaccio (1313-1375)
Talita Janine Juliani (UFLA)
O universo feminino, bem como a discussão sobre o fazer poético e sobre ser poeta, são temas recorrentes na vasta obra de Giovanni Boccaccio (1313-1375). Com esses dois aspectos em mente, propomos, neste minicurso, uma reflexão sobre as biografias de duas poetisas da Antiguidade retratadas no catálogo Sobre as mulheres famosas (De mulieribus claris, 1361-1362) do autor italiano, a saber, Safo de Lesbos (XLVII) e Cornificia (LXXXVI), além de outra figura feminina que também se liga ao fazer poético e às letras: Nicostrata (XXVII). Para tanto, apresentaremos a obra e seus elementos constitutivos, refletiremos sobre a construção de uma imagem de autoria e o modo como esse retrato se aplica às poetisas, assim como discorreremos sobre a possível relação entre essas representações do século XIV e textos da tradição clássica.
Local: Faculdade de Letras – sala 1109
6. Do clássico às vanguardas do século XX : As reverberações da poética de Ovídio nas metamorfoses de Jorge de Sena e Murilo Mendes
Lucas Mendes Ferreira (Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF)
Na conexão de um eixo associativo luso-brasileiro ligado à cultura greco-romana, no minicurso proposto, procede-se a uma análise de artigos dos Estudos de Cultura e Literatura Brasileira (1988) e poemas de Peregrinatio Ad Loca Infecta (1969) do autor português Jorge de Sena; assim como a dos poemas de História do Brasil (1932) e Bumba-meu-Poeta (1933) e da prosa de Janelas Verdes (1970) em Murilo Mendes. Pelas frestas desses textos, busca-se o vínculo de um conceito de metamorfoses a partir dos livros de poemas As Metamorfoses (1945), de Murilo Mendes, e Metamorfoses (1963), de Jorge de Sena sob a influência patente das Metamorfoses de Ovídio. São visitadas questões tais como a da licantropia, a da metempsicose, a do gênero maravilhoso, a do duplo e a do erotismo nos objetos poéticos referentes ao bestiário, ao corpo feminino e ao corpo dos poetas e da própria poesia.
Local: Faculdade de Letras – sala 1301