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Minicursos – XXV Semana de Estudos Clássicos 2018

Resumos dos minicursos

 

1. Sobre Safo de Lesbos e seus cantos: representações e recepções críticas em diferentes contextos históricos

Letticia Leite (Doutorado pela Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne)

Tendo em vista a oralidade que marca a composição e parte da recepção antiga da poética sáfica, o objetivo deste minicurso é apresentar e discutir exemplos de traços de escutas e leituras antigas e modernas dos cantos sáficos, assim como de memórias que foram construídas acerca da poeta de Lesbos. Essas apreciações críticas e representações nos chegaram por intermédio de suportes diversos e nos convidam a colocá-las em perspectiva histórica, de modo a buscar compreender as diversas e conflitantes maneiras de se relacionar com esses cantos e memórias em fragmentos.

Local: Faculdade de Letras – Sala 1113

 

2. A tragédia grega

Flávio Ribeiro de Oliveira (UNICAMP)

O curso será uma introdução geral à tragédia grega, em seus aspectos formais e históricos.

Local: Centro de Ciências – Auditório 1

 

3. A ψυχή aristotélica entre investigação epistemologica e metafisica

Elena Pagni (UFJF)

O curso prevê a contextualização teórica do tratado “De Anima” dentro da tradição prearistotélica (homérica, presocrática e platónica) e 2) no contexto mais amplo de sua obra, tanto no que diz respeito à investigação da natureza quanto da metafísica. 3) As principais interpretações (essencialismo/não-essencialismo) sobre a relação ψυχή / σῶμα em Aristóteles serão analisadas dividindo-se o debate entre filosofia analítica e continental, a partir dos anos 50 do século XX. Uma bibliografia detalhada sobre os tópicos será fornecida durante as atividades de aula.

Este minicurso será composto de uma sessão dia 18/09 e outra dia 19/09, ambas com duas horas de duração. Não haverá sessão no dia 20/09.

Local: Faculdade de Letras – sala 1115

 

4. Principais problemas acerca do ceticismo de Sexto Empírico e sua concepção de téchne

Rodrigo Pinto de Brito (UFS)

Nesse minicurso, tentaremos mostrar o status quaestionis geral acerca do ceticismo pirrônico conforme concebido por Sexto Empírico. Em especial, primeiramente nos dedicaremos a explicar como surgem o principal argumento anticético – apraxía – e suas diferentes versões (e.g. adynamía, anenergesía). Após, demonstraremos as duas principais exegeses acerca do alcance e significado do ceticismo Sextiano, a interpretação Rústica e a Urbana, que têm limites internos e vantagens argumentativas que precisam ser apontados e esmiuçados. Em um terceiro momento, tendo detalhado os argumentos dos Rústicos e dos Urbanos, apresentaremos nossa interpretação, a Suburbana, que se fundamenta sobre a teoria dos atos de fala, de J. L. Austin. Finalmente, tendo argumentado pela exequibilidade do ceticismo Sextiano, teremos a oportunidade de refletir sobre a abordagem cética acerca das téchnai, usando como suporte textos do próprio Sexto e de Galeno.

 Local: Faculdade de Letras – sala 1305

 

 5. Autoria e o feminino: poetisas da Antiguidade em Sobre as mulheres famosas (De mulieribus claris, 1361-1362) de Giovanni Boccaccio (1313-1375)

Talita Janine Juliani (UFLA)

O universo feminino, bem como a discussão sobre o fazer poético e sobre ser poeta, são temas recorrentes na vasta obra de Giovanni Boccaccio (1313-1375). Com esses dois aspectos em mente, propomos, neste minicurso, uma reflexão sobre as biografias de duas poetisas da Antiguidade retratadas no catálogo Sobre as mulheres famosas (De mulieribus claris, 1361-1362) do autor italiano, a saber, Safo de Lesbos (XLVII) e Cornificia (LXXXVI), além de outra figura feminina que também se liga ao fazer poético e às letras: Nicostrata (XXVII). Para tanto, apresentaremos a obra e seus elementos constitutivos, refletiremos sobre a construção de uma imagem de autoria e o modo como esse retrato se aplica às poetisas, assim como discorreremos sobre a possível relação entre essas representações do século XIV e textos da tradição clássica.

Local: Faculdade de Letras –  sala 1109

 

6. Do clássico às vanguardas do século XX : As reverberações  da poética de Ovídio nas metamorfoses de Jorge de Sena e Murilo Mendes

Lucas Mendes Ferreira (Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF)

Na conexão de um eixo associativo luso-brasileiro ligado à cultura greco-romana, no minicurso proposto, procede-se a uma análise de artigos dos Estudos de Cultura e Literatura Brasileira (1988) e poemas de Peregrinatio Ad Loca Infecta (1969) do autor português Jorge de Sena; assim como a dos poemas de História do Brasil (1932) e Bumba-meu-Poeta (1933) e da prosa de Janelas Verdes (1970) em Murilo Mendes.  Pelas frestas desses textos, busca-se o vínculo de um conceito de metamorfoses a partir dos livros de poemas As Metamorfoses (1945), de Murilo Mendes, e Metamorfoses (1963), de Jorge de Sena sob a influência patente das Metamorfoses de Ovídio.   São visitadas questões tais como a da licantropia, a da metempsicose, a do gênero maravilhoso, a do duplo e a do erotismo nos objetos poéticos referentes ao bestiário, ao corpo feminino e ao corpo dos poetas e da própria poesia.

Local: Faculdade de Letras – sala 1301