Os projetos desenvolvidos na Graduação, na faculdade de letras, podem ser divididos em dois grupos: projetos de Iniciação Científica e Monografias, usualmente trabalhos de conclusão de curso.
Projetos de Iniciação Científica
Abaixo seguem listados os projetos de Iniciação Científica em andamento; a seguir, listam-se os projetos já concluídos:
Projetos |
Orientadores |
Bolsistas |
---|---|---|
Em andamento |
||
Vozes femininas nas Heroides de Ovídio: gênero e autoria (II) (BIC 2019 – 2020) |
Profa. Dra. Carol Martins da Rocha |
Henrique Silva Moraes
|
O caso de incesto nas Declamações maiores de Pseudo-Quintiliano (DM 18-19) e a representação literária da matrona romana (BIC 2019 – 2020) |
Profa. Dra. Charlene Martins Miotti |
Ana Clara Vizeu Lopes |
A ralé homérica: Euricleia (VIC 2019-2020)
|
Prof. Dr. Gustavo Henrique Montes Frade |
Raphaella Nasser Rodrigues |
A ralé homérica: personagens de classe baixa na Odisseia (BIC 2019-2020)
|
Prof. Dr. Gustavo Henrique Montes Frade |
Gabriela de Oliveira Vallejo |
A ralé homérica: Euricleia (VIC 2019-2020)
|
Prof. Dr. Gustavo Henrique Montes Frade |
Anna Clara Figueiredo Lima
|
Concluídos |
||
“Aprendizagem Baseada em Equipes” (ABE) como proposta de método ativo para o ensino de literatura antiga (PIBIC 2018-2019) |
Profa. Dra. Charlene Martins Miotti |
Beatriz Corrêa Oscar da Silva
|
“Aprendizagem Baseada em Equipes” (ABE) como proposta de método ativo para o ensino de literatura antiga (BIC 2018-2019) |
Profa. Dra. Charlene Martins Miotti |
Pablo de Moraes Moreira da Silva
|
A ralé homérica: Eumeu (VIC 2018-2019) |
Prof. Dr. Gustavo Henrique Montes Frade |
Adriana Miranda |
As tekhnai em Platão: fronteiras entre o saber e fazer na República (2018 – 2019) |
Prof. Dr. Fábio Fortes |
Patrick Silva de Carvalho |
Vozes femininas nas Heroides de Ovídio: gênero e autoria (BIC 2018 – 2019) |
Profa. Dra. Carol Martins da Rocha |
Jéssica Rodrigues de Oliveira
|
Letras Clássicas na escola VI (BIC 2017 – 2018) |
Profa. Dra. Fernanda Cunha Sousa |
Daniela Thielmann |
O estudo da volição em orações encaixadas latinas: o verbo uolo (BIC – 2017 -2018) |
Profa. Dra. Fernanda Cunha Sousa |
Letícia Machado Miranda |
O dialético e a tekhnología no Crátilo de Platão (PIBIC/CNPq 2016 – 2018) |
Prof. Dr. Fábio Fortes |
Daniela Brinati Furtado |
Linguagem, significação e história das palavras no Crátilo, de Platão (PIBIC/CNPq 2016 – 2018) |
Prof. Dr. Fábio Fortes |
Luana Campos Leal Rodrigues |
Aspectos intertextuais nas canções de Bob Dylan: Tristia e Epistulae ex Ponto de Ovídio (BIC 2017-2018) |
Profa. Dra. Charlene Martins Miotti |
Vinícius Moraes Tiago |
Letras Clássicas na Escola IV (BIC 2015 – 2017) |
Profa. Dra. Fernanda Cunha Sousa |
Vinícius Moraes Tiago |
Platão e a linguagem (BIC 2016 – 2017) |
Prof. Dr. Fábio Fortes |
Pedro Henrique Cortat de Paula |
Oralidade e escrita na Grécia Clássica (PIBIC/CNPq 2016 – 2017) |
Prof. Dr. Fábio Fortes |
Daniela Brinati Furtado |
As tragédias pessoais de Quintiliano na Institutio oratoria: capitatio beneuolentiae, interlúdio ou desabafo público? (Inst. or. VI, Proêmio) (BIC 2016 – 2017) |
Profa. Dra. Charlene Martins Miotti |
Beatriz Lara Rezende Pinton |
De constructione, de Prisciano: sintaxe, uso e variação linguística (BIC 2015 – 2016) |
Prof. Dr. Fábio Fortes |
Filipe Cianconi Rodrigues |
Os limites do humor em contexto forense: estudo e revisão de tradução da Institutio Oratoria IV, III (Bolsa CAPES Jovens Talentos para a Ciência 2015 – 2016) |
Profa. Dra. Charlene Martins Miotti |
Giovanna de Castro Moreira Silva |
O estudo da volição em orações encaixadas latinas (BIC 2015 – 2017) |
Profa. Dra. Fernanda Cunha Sousa |
Laís Lagreca de Carvalho |
Letras Clássicas na Escola (FAPEMIG 2014 – 2016) |
Profa. Dra. Charlene Martins Miotti |
Isabella Cunha Lopes |
Como vencer um debate: a altercação, o juízo e a inteligência segundo Quintiliano (Inst. Or. VI, 4-5) (BIC 2015 – 2016) |
Profa. Dra. Charlene Martins Miotti |
Filipe Cianconi Rodrigues |
Platão e a linguagem I (BIC 2014 – 2015) |
Prof. Dr. Fábio Fortes |
Diego Azevedo Lopes |
Platão e a linguagem II (BIC 2015 – 2016) |
Prof. Dr. Fábio Fortes |
Diego Azevedo Lopes |
Letras Clássicas na Escola II (PROBIC-Jr/FAPEMIG 2014 – 2015) |
Prof. Dr. Fábio Fortes |
Dalila dos Santos e |
Letras Clássicas na Escola (PROBIC-Jr/FAPEMIG 2013 – 2014) |
Prof. Dr. Fábio Fortes |
Viviane Santos e |
Letras Clássicas na Escola II (BIC 2013 – 2014) |
Profa. Dra. Charlene Martins Miotti |
João Victor Leite Melo |
Novos Feácios: a Odisseia como literatura infantojuvenil (PROVOQUE 2013 – 2014) |
Profa. Dra. Charlene Martins Miotti |
Isabella Cunha Lopes |
Emocionando a plateia: as citações da Eneida no livro dos afetos de Quintiliano (BIC 2013 – 2014) |
Profa. Dra. Charlene Martins Miotti |
Jefferson da Silva Pontes |
A sintaxe de Apolônio Díscolo: orientação gramatical e filosófica (BIC 2014 – 2014) |
Prof. Dr. Fábio Fortes |
|
O arquivo de exemplos de linguagem no De constructione de Prisciano (BIC 2013 – 2014) |
Prof. Dr. Fábio Fortes |
Isabella Brandão Mendes Martins |
Os exempla como explicação gramatical em Apolônio Díscolo (BIC 2013 – 2014) |
Prof. Dr. Fábio Fortes |
Hudson Carlos Alves da Silva |