Fechar menu lateral

Trancamento do Curso

Há dois tipos de regimes de trancamento na Universidade: de todas as disciplinas ou do curso em si. Ambos são feitos pelo próprio aluno, de modo que, caso a motivação seja por motivos de saúde, deve ser aberto um processo junto à Coordenação do curso. Em se tratando de destrancamento, no caso do Curso de Engenharia Civil, cuja modalidade é presencial, após requerido, este estará sujeito à oferta/reoferecimento. Confira excerto do RAG a seguir:

O Capítulo XII do RAG – Regulamento Acadêmico da Graduação (Art. 65º e Art. 66º; abre em outra guia) versa sobre o processo de Trancamento do Curso:

Capítulo XII – Do Trancamento e do Destrancamento
Art. 65. O trancamento de todas as disciplinas ou o trancamento de curso é realizado diretamente pela discente ou pelo discente no sistema e passará por análise da coordenação do curso antes da decisão final do estudante ou da estudante. (incluído pela Resolução Congrad nº 22/2020)
§ 1º Quando a motivação do trancamento previsto no caput for por razões de saúde, o pedido deverá ser protocolado, obrigatoriamente, na Coordenação do curso, devendo o processo ser encaminhado para manifestação do órgão de saúde competente, através de processo próprio e sigiloso. (incluído pela Resolução Congrad nº 22/2020)
§ 2º É de responsabilidade do requerente a entrega dos documentos médicos ao órgão de saúde competente, no prazo máximo de 5 (cinco) dias, a contar da abertura do Processo na Coordenação. (incluído pela Resolução Congrad nº 22/2020)
Art. 66. O destrancamento é requerido a cada trancamento, observado o prazo final de cada período solicitado.
§ 1º O destrancamento fica sempre condicionado à oferta ou reoferecimento de sua modalidade, sujeito às demais condições previstas neste Regulamento.
§ 2º São mantidos o número de matrícula da inscrição inicial da discente ou do discente, bem como os registros de seu histórico escolar.
§ 3º No caso de cursos na modalidade de oferta à distância, o destrancamento fica condicionado à reoferta do curso, ainda que não necessariamente no polo de apoio presencial ao qual a discente ou o discente estava vinculado.