Fechar menu lateral

Nota Pública da Faculdade de Engenharia

NOTA PÚBLICA DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UFJF

Prezada comunidade universitária,

Com referência aos recentes fatos relacionados ao encerramento intempestivo de contas usuario@unidade.ufjf.br (13 unidades acadêmicas) e em complemento à nota publicada sobre o mesmo assunto pela Administração Central da UFJF na data de 04/12/2024, a Faculdade de Engenharia (Faceng) vem manifestar sua posição e interpretação do tema.

Cumpre destacar, inicialmente e de modo inequívoco, nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e consternação em favor da comunidade de usuários afetados pela arbitrária decisão de encerramento antecipado dos serviços pela gigante tecnológica Google. A condição de ser privado de sua identidade digital e de ter negada sua possibilidade de acesso a meios de comunicação computacionais na esfera civil, acadêmica e científica, certamente abala a estrutura do ser humano inserido no contexto civilizatório moderno. De igual maneira, ficar sem acesso a toda sua legítima biblioteca de produção acadêmica, material didático e produção inovadora, científica e tecnológica, resulta numa inestimável perda para o meio universitário, com repercussões em âmbito local, nacional ou mesmo internacional. Assim, entendemos que a UFJF cumpre seu papel ao marcar presença nesse momento, especialmente por se tratar de Instituição de Ensino Superior com atuação finalística em ensino, pesquisa e extensão.

Com igual sentimento de indignação, a Faculdade de Engenharia de Juiz de Fora repudia de forma veemente todo e qualquer ato de agressão física, bem como ameaças verbais ou virtuais, que indivíduos possam desferir contra outrem, servidores ou não, que estejam tentando algum meio de esclarecer, conduzir, sanar ou conter os danos que, diga-se, decorrem de iniciativa externa a esta Instituição, alheia, portanto, às tomadas de decisões da UFJF sobre o assunto.

Sob os aspectos destacados no parágrafo anterior, a Faculdade de Engenharia esclarece que o uso da plataforma Google for Education pela UFJF foi uma iniciativa definida de forma cooperativa em 2007, envolvendo 13 unidades acadêmicas e com anuência do Reitorado, sendo facilitada e mantida pelo Google, tecnicamente viabilizada pelo setor de TI da UFJF e administrada com anuência da Faculdade de Engenharia até outubro de 2022. Ao longo de mais de quatro mandatos de diretores da unidade, o serviço contribuiu para o crescimento da UFJF nos seus eixos de atuação – ensino, pesquisa, inovação e extensão – passando por vários reitorados e registrando, assim, 17 anos de história acadêmica. Cumpre mencionar que, ao final de 2022, a Faculdade de Engenharia anunciou de forma clara, com publicação em seu sítio eletrônico http://bit.ly/4fiLEoh (link encurtado), que a abertura de novas contas, bem como o encerramentos ou a recuperação de contas antigas estavam interrompidos até que a nova exigência da empresa fosse atendida, qual seja, a condição de haver uma indicação autorizada pela instituição para a gestão de tais serviços. Não sendo atendida tal condição, as tentativas de cessão do painel administrativo para a UFJF também não avançaram e essa possibilidade se tornou por demais dificultosa no início de 2023, com a publicação da Resolução 01/2023 do CGD (Comitê de Governança Digital) da UFJF, não havendo consenso de como pudesse ser contornada desde então. Assim, a comunidade de usuários passou a ser alertada do possível encerramento da parceria com o Google, seja por meio de mensagens de correio eletrônico ou boletins de notícias.

Em agosto de 2024, usando de acesso privilegiado, o Google alertou os atores institucionais (UFJF e Faculdade de Engenharia), bem como o anterior administrador das contas, que o armazenamento de dados de alguns usuários poderia envolver conteúdo não conforme à sua política de uso das contas. Ao tomar conhecimento da informação, a UFJF deliberou pelo encerramento do serviço de redirecionamento em 30/11/2024. Em 17 de outubro de 2024, a Faceng e a UFJF receberam comunicação da empresa de que adotaria a mesma data para o encerramento do contrato iniciado em 2007. Novamente, a Faceng se empenhou em divulgar o marco de encerramento a toda a comunidade de usuários, ainda que fosse informação redundante.

Em 27/11/2024, isto é, cerca de 72 horas antes do previsto, o Google passou a encerrar as contas mencionadas, prejudicando aqueles usuários que estavam em processo de backup de dados, o que resultou em danos imensos, conforme resumido no início desta nota. No dia 28/11/2024, a Faculdade de Engenharia tomou conhecimento pela Pró-Reitoria de Sistemas de Dados e Avaliação (PROSDAV) que a Procuradoria Federal instalada na UFJF havia solicitado esclarecimentos formais ao Google sobre o encerramento antecipado das contas. Na ocasião, a PROSDAV reforçou, também, que toda e qualquer comunicação oficial (institucional) com a gigante tecnológica deveria se dar por meio da referida Procuradoria, motivo pelo qual não houve interlocução da Faceng com a empresa.

Não obstante, a Faculdade de Engenharia tem interagido junto à Prosdav sobre a possibilidade de soluções de contorno para o problema, ainda que sejam de curtíssimo prazo, com o fim de conclusão dos processos de recuperação de dados pelos usuários afetados. Tais ações, além das que foram trazidas à luz ao gestor institucional de dados por meio de comunicação verbal, também estão sendo documentadas para expedição oficial.

Como conclusão, a Faceng intui que a gigante tecnológica assume um papel fundamental em todo esse processo traumático enfrentado por sua comunidade e seus parceiros. No período do ano em que os corações e as intenções humanas costumam se voltar ainda mais para os ideais de paz, justiça e concórdia, fica evidente a forma com que a empresa, alheia à história de nossa universidade, nos divide em rotas de confronto.

É o que nos cumpre comunicar.

Prof. Henrique A. C. Braga (Diretor 2022-2026)

Prof. Marcos M. Borges (Vice-Diretor, no exercício do cargo)