Fechar menu lateral

EngeNews 01/2019 Boletim de notícias da Faculdade de Engenharia-UFJF 07/03/2019

  1. Volta às aulas

No dia 11/03/2019 terá início a mais um semestre letivo no campus da UFJF, em Juiz de Fora. Após o merecido descanso de fim (e início) de ano, retomamos as atividades acadêmicas convencionais. Alguns cursos de pós-graduação também têm início nesta mesma semana. A Direção da Faculdade de Engenharia conclama os colegas professores para se fazerem presentes desde o primeiro dia de aula, aproveitando para compartilhar com os estudantes os planos de curso (ementas, conteúdos, metodologias de ensino e avaliação), planejamento e definição de datas de trabalhos, testes e provas. Caso os docentes já conheçam de antemão algum impedimento de sua presença durante o semestre (participação em treinamentos, visitas técnicas, consultorias e participação em congressos) convém reforçar a comunicação com os matriculados e detalhar o cronograma, indicando se haverá necessidade de reposição de aulas e como serão realizadas. Recomenda-se o emprego de plataformas digitais para compartilhamento de conteúdo, como o Google Classroom e o Moodle.

  1. Recepção de calouros 2019

Organizada por diversos segmentos na Faculdade de Engenharia, a recepção ocorrerá no dia 21/03/2019, quinta-feira, com ampla programação. Fique atento para a divulgação de detalhes, sobretudo pelo Diretório Acadêmico.

  1. Revisão dos equipamentos multimídia das salas de aula

Durante o período de férias, a Direção da Faculdade envidou esforços para identificar as necessidades de reparos nos equipamentos de projeção nas salas de aula do Edifício Itamar Franco. Uma vez identificados os principais problemas, a secretaria de nossa unidade solicitou à Pró-Infra as providências imediatas e respectivas manutenções. Caso algum problema ainda seja identificado pelos estudantes, TAES ou docentes, solicitamos que façam contato por meio da equipe da Sala de Apoio ou Secretaria da Unidade para as providências possíveis.

  1. Podas nos estacionamentos

Tendo em vista o estado de deterioração (galhos secos ou podres) de determinadas árvores que fornecem sombras para os estacionamentos da Faculdade de Engenharia, foi requisitado à Pró-Infra o serviço de poda das mesmas. O período de chuvas e ventos fortes poderia resultar na queda de detritos sobre transeuntes e veículos. Caso ainda seja observado alguma condição de risco não atendida, solicitamos que seja feita a notificação à secretaria da unidade. A Direção também desejava a remarcação das vagas de estacionamento para o início do semestre. Contudo, tendo em vista a prioridade institucional para o recapeamento de vias internas do campus (o que ainda não pôde ser definido pela Administração Central), tal remarcação também não foi efetivada em tempo hábil.

  1. Nova secretária da Faculdade

Assim como diversos TAES e docentes solicitaram suas aposentadorias nos últimos meses, a anterior secretária da Faculdade de Engenharia, Maria Cristina Monteiro Girardi, também requereu sua aposentadoria no final do último ano. Desta forma, a Srta. Taís Borges Oliveira foi empossada na mesma função, passando a executar as mesmas funções que a secretária anterior exercia. À secretária aposentada Cristina Girardi nossos efusivos agradecimentos e mais sinceros votos de uma aposentadoria muito feliz, mais do que merecida.

  1. Docentes e TAES aposentados

Além de nossa ex-secretária, Cristina Girardi, também se aposentaram recentemente o TAE José Roberto da Silva, bem como os professores Álvaro Façanha de Almeida Motta e Paulo Roberto de Castro Villela. Igualmente desejamos a esses colegas uma feliz “nova etapa” de suas vidas e lhes transmitimos nossos agradecimentos pelos anos de dedicação, diligência e determinação no exercício de suas funções.

  1. PAC2020

Seguindo diretrizes estabelecidas na Instrução Normativa 01/2019 do Ministério da Economia, a Administração Central da UFJF solicitou a todas as unidades que elaborassem planos de compra (custeio e capital) para o ano 2020. Assim, em 18/02/2019, a Direção da Faculdade de Engenharia realizou uma reunião para esclarecimentos com as chefias de departamento e, posteriormente, enviou detalhes do processo a todos os chefes. Os itens a serem adquiridos, baseados nas compras de 2018, estão sendo inseridos no SIGA conforme definições de cada departamento. As previsões poderão ser revistas no segundo semestre deste ano. Maiores detalhes com a Direção.

  1. Reforma dos anfiteatros do Ed. Itamar Franco

Após um longo processo de reforma e manutenção, as obras nos quatro anfiteatros do Ed. Itamar Franco estão para ser concluídas. Durante o período de chuvas (que ainda estão atingindo nossa região), foi possível identificar algumas vulnerabilidades que persistem em pontos específicos. Da mesma forma, alguns equipamentos de refrigeração ainda não puderam ser reparados em sua totalidade. São limitações observadas devido ao estado de uso dos equipamentos ou por conta do escopo da licitação. A Direção da Faculdade tem feito contato constante com a Pró-Infra para que os ambientes estejam disponíveis no mais curto espaço de tempo possível.

  1. Apoio a laboratórios de graduação

A Direção da Faculdade de Engenharia (gestão 2018-2022) determinou uma linha de apoio para aquisição de material de consumo a fim de atender emergencialmente os laboratórios de ensino, destinados aos cursos de graduação de nossa unidade. Os recursos são da ordem de R$ 1.000,00 por laboratório, cujas definições para compra serão detalhadas nas próximas semanas. Espera-se que no segundo semestre deste ano, o mesmo processo seja repetido.

  1. Cursos de pós-graduação lato sensu

Em reunião do Conselho de Unidade realizada no dia 26/02/2019, com pauta única, a Faculdade de Engenharia aprovou a realização de cinco cursos de pós-graduação lato sensu que serão oferecidos ao longo de 2019. O cronograma estabelecido pela PROPP/UFJF ainda contempla propostas de outros cursos ao longo do ano vigente, mas os que teriam início nos primeiros meses de 2019 precisaram ser organizados e aprovados obedecendo um calendário muito restrito e coincidente com o período de férias. Os cursos aprovados na referida reunião foram os de Automação Industrial (Prof. Eduardo Pestana de Aguiar), Construção Sustentável (Prof. Roberta Cavalcanti Pereira Nunes), Gestão Pública em Proteção e Defesa Civil (Jordan Henrique de Souza), Processos de Produção e Manutenção (Prof. Luiz Henrique Alves) e Engenharia de Produção (Eduardo Breviglieri Pereira de Castro). A Direção da Faculdade está atenta e solícita a todas as atuais e futuras iniciativas, bem como recomenda que a comunidade acadêmica interaja com as equipes de coordenação dos cursos aprovados, para maiores esclarecimentos.

  1. Segurança de laboratórios

A Direção de Unidade está ciente das dificuldades enfrentadas por alguns laboratórios de ensino da nossa Faculdade, sobretudo com relação a questões de segurança (como saídas de emergência, cabeamento de energia, materiais perigosos etc.) e tem realizado contínuos contatos e requisições para atendimento das demandas junto à Pró-Reitoria de Infraestrutura. Eventuais necessidades devem ser encaminhadas à secretaria de unidade ou diretamente com o Diretor.

  1. VI Congresso de Engenharia Civil

A Faculdade de Engenharia da UFJF irá sediar o VI Congresso de Engenharia Civil, que ocorrerá no período de 14 a 17 de maio do corrente ano. O evento é organizado por 10 universidades: UFJF, UFMG, UFOP, UFV, UFVJM, UFRJ, UFF, UCP e duas de Portugal (UMinho, UPorto). Mais informações podem ser obtidas em https://www.ufjf.br/congressodeengenharia/.

  1. Cópias Xerox na Secretaria de Unidade

A Administração Central da UFJF estabeleceu um contrato para disponibilização de máquinas copiadoras nas diversas unidades da instituição. A Secretaria da Faculdade de Engenharia conta agora com duas destas máquinas, uma delas já conectada em rede de comunicação de dados, para que sejam realizadas as cópias de documentos necessárias às atividades acadêmicas e administrativas. Os usuários (docentes e TAES) precisam entrar com seu CPF, que é a forma de realizar o login e propiciar o registro do número de cópias para controle institucional. Até o momento, não há limite estabelecido para o número máximo de cópias em nossa unidade.

  1. Novas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Engenharia (Novas DCNs)

A Direção da Faculdade de Engenharia, apoiada pelos professores Vanderli Fava de Oliveira, Danilo Pereira Pinto e Roberta Cavalcanti Pereira Nunes, está se organizando para esclarecer à comunidade com relação às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Engenharia no Brasil, conforme aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 23 de janeiro de 2019. Uma reunião está marcada com a PROGRAD, envolvendo a Direção de Unidade e coordenadores de curso, no dia 13/03/2019, às 14h. A Direção pretende organizar proximamente um seminário para maiores detalhamentos sobre o tema.

  1. Mapas de Salas

Além das informações veiculadas pelas coordenações de curso, a comunidade pode ter acesso aos mapas de sala por meio do link encurtado https://goo.gl/4Eoy3K. Visite o website da Faculdade de Engenharia (https://www.ufjf.br/engenharia/) para outras informações relevantes. Agradecemos ao Prof. Paulo R. C. Villela e ao Engo. José Fonseca Marangon pelo apoio na manutenção desse meio de comunicação que atende a toda a faculdade.

 

Em caso de dúvidas sobre essas e outras notícias relacionadas com a Faculdade de Engenharia, pedimos que entre em contato com marcos.borges@ufjf.edu.br ou vicediretor.engenharia@ufjf.edu.br.

Engenharia UFJF (Gestão 2018-202)