Eleição para a Coordenação de Engenharia Ambiental e Sanitária

NORMAS PARA A CONSULTA ELEITORAL NA FACULDADE DE ENGENHARIA PARA ESCOLHA DO COORDENADOR E VICE-COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA – Triênio 2017/2020

1. Os cargos de Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária serão ocupados por professores escolhidos em consulta à comunidade desta Faculdade.
  1. Poderão candidatar-se aos cargos de Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, qualquer professor efetivo lotado nos Departamentos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Transportes e Geotecnia, Construção Civil e Mecânica Aplicada e Computacional.
  1. Tem direito a voto: a) todos os professores efetivos responsáveis por disciplinas do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária no segundo semestre letivo de 2017; b) todos os alunos regularmente matriculados no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária no segundo semestre letivo de 2017.
  1. O processo de consulta se realizará em um único turno, com votação separada por segmento (professores e alunos).
  1. O peso de cada segmento no percentual final de votos será: professor, 50%, e alunos, 50%.
  1. As urnas para a votação serão desta forma distribuídas: 01 (uma) urna no Diretório Acadêmico de Engenharia para o segmento alunos; e 01 (uma) urna na ante sala do Conselho de Unidade da Faculdade de Engenharia para o segmento professores.
  1. Serão responsáveis pela mesa receptora de votos (mesários) somente professores, funcionários técnico – administrativos, ou alunos designados para esta função pela Comissão Eleitoral.
  1. Serão computadas na contagem de votos somente as cédulas que contiverem rubricas de membros da Comissão Eleitoral ou mesários por ela designados.
  1. Serão utilizadas para a votação apenas listas de professores e alunos fornecidas pela Comissão Eleitoral.
  1. Prevalecerá o clima de respeitabilidade ao processo eleitoral, devendo os mesários, membros da Comissão Eleitoral e candidatos contribuírem para que permaneçam próximos às urnas durante o período de votação somente o eleitor e mesário.
  1. Será considerada eleita a chapa de candidatos que obtiver maior percentual final de acordo com o critério a seguir.

Urna

Brancos Nulos CHAPA

CHAPA

Total Resultados

Chapa 1

Chapa 2

Alunos

BrA

A1/(BrA + A1 + A2)

A2/(BrA + A1 + A2)

Professores BrP   P1 P2   P1/(BrP + P1 +P2)

P2/(BrP + P1 + P2)

Sendo:

A1 – número de votos válidos de alunos para a Chapa 1;

A2 – número de votos válidos de alunos para a Chapa 2;

P1 – número de votos válidos de professores para a Chapa 1;

P2 – número de votos válidos de professores para a Chapa 2;

BrA – número total de votos em branco do segmento Alunos;

BrP – número total de votos em branco do segmento Professores;

11.1 – Critério de pontuação percentual final, com peso equivalente para os segmentos Professores e Alunos:

Percentual Chapa 1 = [A1/(BrA + A1 +A2)] x 0,5 x 100 + [P1/(BrP + P1 + P2)] x 0,5 x 100

Percentual Chapa 2 = [A2/(BrA + A1 + A2)] x 0,5 x 100 + [P2/(BrP + P1 + P2)] x 0,5 x 100

11.2 – Não haverá número de votantes mínimo a ser atingido por segmento, sendo calculado o percentual final de cada chapa com qualquer número de votantes no pleito em cada segmento.

1. Calendário Eleitoral: [1]

Evento Local Horário

23 e 24/11/2017

Inscrições das chapas

Secretaria da Faculdade de Engenharia

09:00 – 17:00h

27 a 29/11/2017

Período para apresentação das chapas à comunidade acadêmica

Cada chapa poderá, na secretaria,  escolher sala e horário para se apresentar e entrevistar com a comunidade, cuja divulgação será a seu critério.

——

30/11/2017 Votação (consulta) Votação de professores – ante sala do Conselho de Unidade.

Votação discentes – Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia

09:00 – 17:00h

1. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Eleitoral, amparada pela legislação vigente.

Comissão Eleitoral:

Professor Luiz Evaristo Dias de Paiva (Presidente)
Professor Guilherme Soldati Ferreira
Acadêmica Erica M. Carvalho de Oliveira

Prof. D.Sc. Luiz Evaristo Dias de Paiva
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental

Anexo: Normas Eleicao Coord Eng Ambiental e Sanitaria

[1] Encaminhado para ampla divulgação em 20.11.2017 na secretaria da unidade; no Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia; entre os departamentos potencialmente interessados na candidatura e na votação da eleição; e ainda encaminhado para a divulgação na lista de emails de professores e usuários do Webmail da Faculdade de Engenharia e no site desta unidade.