Fechar menu lateral

Dia 7 de outubro tem lançamento de foguete na Praça Cívica

equipe Supernova Rocketry UFJF, organizadores do evento deste sábado, 07. (Foto: Supernova Rocketry UFJF)

Equipe Supernova Rocketry UFJF, organizadores do evento deste sábado, 07. (Foto: divulgação)

A equipe de foguetemodelismo, Supernova Rocketry UFJF, promove, pela primeira vez, um lançamento de minifoguetes para o público na Praça Cívica, em comemoração aos 60 anos do Sputnik, o primeiro satélite artificial a orbitar a Terra.

A atividade vai acontecer dia 7 de outubro, a partir das 8h. Serão feitos dois lançamentos pela manhã em horários diferentes. A iniciativa dos alunos inclui a organização de um jogo com as crianças, com direito à premiação. Todos os meninos e meninas interessados que estiverem na UFJF podem participar das atividades, como arremesso de dardos. Além disso, o dia vai contar com um astronauta fictício para divertir os pequenos.

A Supernova Rocketry UFJF é a primeira equipe de competição de foguetemodelismo da Zona da Mata mineira e reúne alunos de diversos cursos da Universidade, dentre eles o de Engenharia Elétrica e Civil, Artes e Design, Química e Rádio, Tv e Internet. O projeto visa a experiência com o teste de minifoguetes, além da divulgação da ciência aeroespacial dentro e fora da Universidade. Os quatro setores da equipe formada, hoje, por 34 membros, trabalham para projetar, construir e lançar minifoguetes, contribuindo, assim, para o avanço da ciência no meio acadêmico. Este ano, alcançaram o 3º lugar no Festival Nacional de Minifoguetes, que aconteceu em Curitiba, na categoria “Motor classe A”.

Sputnik: um grande voo

O Sputinik foi lançado no ano de 1957 pelo programa da União Soviética e orbitou no espaço por três meses. O lançamento do satélite em forma de esfera, com aproximadamente 50 cm e pesando 83,6 kg, marcou o início da “era espacial” e da disputa entre URSS e Estados Unidos. Foi um grande passo em termos de desenvolvimento científico para a humanidade. Um dos principais objetivos do lançamento foi testar o método de colocar um satélite artificial em órbita da Terra. Ele transmitiu sinais de rádio que puderam ser sintonizado por rádios-amadores.


Publicado no site da UFJF