Inaugurado Laboratório de Energia Renovável

A Faculdade de Engenharia acabou de inaugurar em 25 de agosto último o Laboratório de Energia Renovável. Este espaço é uma infraestrutura importante para a consolidação do curso de Engenharia Elétrica – Energia. O curso é uma das cinco habilitações em Engenharia Elétrica oferecidas pela Faculdade de Engenharia da UFJF.

O professor Leonardo Willer, coordenador do Curso de Engenharia Elétrica – Energia, ressalta o esforço conjunto dos membros do curso de Engenharia Elétrica – Energia, especialmente, o vice-coordenador, Bruno Dias. “Os esforços não foram poucos, mas me considero muito feliz hoje em saber que o curso conta com uma plataforma assim.”

Cinco disciplinas da graduação são diretamente atendidas e beneficiadas pela estrutura do laboratório:
  1. Eficiência Energética
  2. Geração Eólica
  3. Geração Fotovoltaica
  4. Aproveitamento Energético de Biomossa
  5. Fontes primárias e alternativas de energia

Para o prof. Leonardo Willer, “o caminho para a humanidade é a diversificação de matrizes energéticas. Embora seja válido lembrar que toda fonte energética tem suas vantagens e desvantagens, o apelo pelo uso das energias renováveis é forte. O primeiro que vem à mente é a redução do impacto ambiental. O segundo que vale destaque é o fato de que elas se complementam; não seria o caso de adotar apenas uma delas, mas sim o maior número possível, para não acontecer a dependência exclusiva em algum dos recursos. Quando não faz sol, existem as alternativas como o vento, por exemplo.”

Laboratório atende estudantes e pesquisadores do curso de Engenharia Elétrica-Energia (Foto: Fayne Ferrari)

Fonte: https://www.ufjf.br/noticias/2017/08/26/laboratorio-de-energia-renovavel-e-inaugurado-no-campus/