Fechar menu lateral

Participe do III Encontro das Engenharias

O Encontro das Engenharias surgiu por meio de uma conversa com um empresário que expressou seu inconformismo com o distanciamento entre academia e empresas, uma vez que ambas precisavam uma da outra para existir.

Com isso, eu e Professor Marconi, em 2013 demos início ao evento que começou de maneira modesta e foi ganhando apoio ao longo dos anos.

Convidamos as instituições particulares e federais da cidade de Juiz de Fora que possuem cursos de Engenharias e hoje, somos 13 Engenharias atuando no ensino na cidade. Posteriormente, com o apoio do Senge-MG pudemos, realmente, tornar o evento mais forte.

Por ser um evento bianual estamos em sua terceira temporada e, desta vez, com um grande numero de empresas do mercado nacional e internacional, algumas gigantes na área que desempenham, além de profissionais e pesquisadores que são referencias no mercado.

Esta aproximação acadêmicos/empresários vem de encontro a uma solicitação antiga também por parte dos alunos, carentes de atividades extra curriculares, fora das aulas teóricas e, por isso, todo esse trabalho (muito trabalho), iniciado em julho de 2016, é para eles.

Trata-se de uma forma de possibilitar estágios, empregos para aqueles que estão formando ou já se formaram, melhoria no currículo para os interessados em pós-graduação e na concorrência do rigoroso mercado de trabalho.

Posso dizer que algumas empresas estão vindo diretamente focadas no recrutamento de alunos, uma vez que são empresas que não vendem serviços e nem fazem negócios neste tipo de evento, uma vez que vendem diretamente para indústrias (farmacêutica, alimentícia…). Teremos também uma empresa de coaching que fará de forma gratuita a correção e orientação na formulação de currículos e planejamento de carreira.

Algumas palestras serão apresentadas por profissionais e pesquisadores de destaque internacional que virão do exterior para o nosso evento e, por isso, precisamos e devemos estar presente em todas. Para os professores e pesquisadores das instituições, também, é uma forma de buscar novos contatos que possibilitem pesquisas e diálogos nas diferentes áreas da Engenharia. Saliento que grande parte de todos os envolvidos estão vindo com boa vontade e arcando com os custos pessoais, pois são profissionais que veem claramente a importância de um evento como o EENG.

Além de todas essas oportunidades, ainda serão ofertados minicursos, que serão ministrados por empresas e profissionais de forma a dar aos participantes um diferencial para a vida, com aulas práticas e montagem de painéis, modelos….

Enfim, saliento que a participação no EENG é a chance de conhecermos o que está sendo estudado, apresentado e fabricado sobre inovação tecnológica.

Neste ano, ganhamos uma força maior com a inserção da tecnologia ao evento. Será entregue uma pulseira NFC com controle de acesso (valor da inscrição totalmente revertido à empresa que está gerindo as inscrições) para controle de frequência e captação de dados de cada aluno diretamente no stand de cada empresa.

Não poderíamos deixar de destacar que a doação de um litro de leite solicitada como parte da inscrição é essencial, nesse momento em que a crise financeira no país aumenta a cada dia o número de carentes, para contribuirmos para entidades que auxiliam essa parte da população.

Neste momento, convido a todos os alunos do curso de Engenharia, a participarem conosco deste evento – III Encontro das Engenharias – III EENG 2017

Mais informações em:
https://sites.google.com/a/engenharia.ufjf.br/eeng/

Inscrições para o evento e para os minicursos:
http://www.ingressocerto.com/iiiencontroengenharias22a24-p176609

OBRIGADA A TODOS!!!

Profª Thais Mayra
Coordenadora do III Encontro das Engenharias