Fechar menu lateral

“Smart Grids and Power Systems” na Faculdade de Engenharia

Os novos desafios na implantação de redes elétricas serão tema de discussão no evento “Smart Grids and Power Systems”, nesta quarta e quinta, 5 e 6, na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As atividades serão ministradas pelo professor convidado Nando Ochoa, da Universidade de Melbourne, na Austrália.

O tutorial “Smart Grids: Concepts and Implementation in the European Context” será ministrado pelo professor Ochoa nos dois dias de evento. Segundo o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Bruno Henrique Dias, o foco é a implantação de redes elétricas inteligentes no continente europeu. “Nos últimos 6 a 8 anos, ele acompanhou o contexto de mudança nas redes de distribuição em toda a Europa, principalmente no Reino Unido. Ochoa vai mostrar os projetos em que trabalhou e os resultados obtidos”, afirma.

O professor Nando Ochoa também vai dar duas palestras na Faculdade de Engenharia. A primeira acontece na quarta, com o tema“Modelling of Future Distribution Networks: State-of-the-Art and Challenges”, em que serão tratados os principais desafios para a modernização do sistema de distribuição elétrico.

Já na segunda palestra, “On the Role of Residential Storage in PV-Rich Distribution Networks”, estarão em discussão os pontos positivos e negativos da implantação de baterias de armazenamento em residências com energia solar.

De acordo com o professor Bruno Henrique Dias, ter contato com o professor Ochoa, é uma experiência importante para alunos tanto da Graduação quanto da Pós-Graduação.

“O professor trabalha com o estado da arte, ou seja, os últimos desenvolvimentos da área. Os alunos de pós-graduação vão ter contato com um pesquisador de renome mundial e que conhece os problemas e soluções do mundo inteiro, sendo uma importante fonte de pesquisa. Para os da graduação, primeiro é uma oportunidade de ter contato direto com os novos desafios no setor elétrico e acima de tudo, incentivo para eles buscarem a pesquisa e o desenvolvimento”, avalia.

O evento é organizado pelo Ramo Estudantil do Instituto de Engenheiros e Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) da UFJF e a Seção Minas Gerais do IEEE. As inscrições podem ser feitas pela Internet e só serão contabilizadas após a doação de 1 Kg de alimento não perecível, sendo 1 Kg para participar do tutorial e 1 Kg para cada palestra. É possível, ainda, fazer a inscrição antes do evento.

Programação

Palestra 1:  “Modelling of Future Distribution Networks: State-of-the-Art and Challenges”  
Duração: 1h30
Quarta – 18 h – Anfiteatro 2 do Edifício Engenheiro Itamar Franco

Palestra 2: “On the Role of Residential Storage in PV-Rich Distribution Networks”  
Duração: 1h30
Quinta – 16 h – Anfiteatro 2 do Edifício Engenheiro Itamar Franco

Tutorial: “Smart Grids: Concepts and Implementation in the European Context”
Duração 6 h
Qua – 10h às 12h30 – Anfiteatro da Faculdade de Engenharia, ao lado da cantina
Qui – 9h às 12h – Anfiteatro 2 do Edifício Engenheiro Itamar Franco

Fonte: Professor da Universidade de Melbourne é convidado de evento sobre redes elétricas inteligentes