Equipe da Engenharia Elétrica projeta chip didático

O professor Estêvão do Departamento de Circuitos Elétricos da Faculdade de Engenharia acaba de receber os protótipos de um chip projetado com os alunos da disciplina Projeto de Circuitos Integrados Analógicos, ministrada por ele no segundo semestre de 2015 (que terminou em março de 2016).

As 5 unidades do chip foram fabricadas através do serviço MOSIS (EUA), que oferece um programa educacional que permite a fabricação gratuita de até um chip por ano por instituição, no processo CMOS de 0,5 μm e respeitando a área de 1,5 x 1,5 mm², desde que projetado em classe.

Estêvão completa: “Podemos dizer que, com exceção da pequena taxa paga pelo envio ao serviço de entrega FedEx, o custo do projeto foi praticamente zero, visto que utilizamos ferramentas computacionais gratuitas (LTSpice IV – esquemáticos e simulação; e Electric VLSI – layouts e verificação DRC). Ao usarmos tais ferramentas, muito limitadas em relação às poderosas e complexas plataformas comerciais, o fizemos por necessidade e não por opção, embora há que se considerar que ferramentas comerciais dificilmente seriam aprendidas com proficiência em um único período de curso de graduação”.

Os testes dos blocos digitais já estão sendo feitos, e estão funcionando corretamente. A parte analógica é mais trabalhosa de ser testada, e será, “mas o simples fato da chegada destes componentes até nós é algo a ser comemorado”, vibra Estêvão.

O professor Estêvão agradeceu ao Prof. Jakob Baker, da Universidade de Nevada, que respondeu aos seus emails e de sua equipe com dúvidas sobre o processo, com impressionante prontidão. No âmbito da Faculdade de Engenharia, o professor Estêvão fez questão de destacar o apoio do diretor, Prof. Hélio Antônio, na elaboração dos documentos necessários para que a entrada no programa se efetivasse.

Prof. Estêvão Coelho Teixeira – estevao@engenharia.ufjf.br
Departamento de Circuitos Elétricos
Faculdade de Engenharia – UFJF

Informações complementares: O que é um chip?