Encontro Mineiro de Engenharia de Produção discute a economia de baixo carbono

Com o objetivo de debater a economia de baixo carbono no século XXI,  alunos, professores e profissionais de Engenharia de Produção, se reunirão entre os dias 20 e 22 de abril no XIII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Todos que se interessarem pelo tema, poderão se inscrever até o dia 12 de abril, através do site do EMEPRO, ou no local do evento.

A professora do departamento de Engenharia de Produção, Roberta Pereira Nunes é coordenadora do encontro, e explica que “todos os anos a organização escolhe temas de maior interesse para área, sendo que, pensar na economia de baixo carbono se tornou uma necessidade para os profissionais da Engenharia de Produção”. O conceito de economia de baixo carbono consiste em reduzir a emissão de gases poluentes, principalmente, dióxido de carbono (CO²), e os gastos de energia durante os processos produtivos.

Para o encontro, estão programadas mesas redondas, palestras, minicursos, exposições de artigos e outras atividades extras, que contarão com a participação de empresas e profissionais egressos da UFJF para compartilharem seus cases práticos envolvendo o tema. Haverá também a oficina de Design Thinking com o CEO da OPT Soluções, Nuno Balhau, que ensinará os participantes a resolver problemas de forma criativa e dinâmica.

“As atividades extras são ótimas oportunidades para os alunos expandirem o networking, pois oencontro reúne no mesmo local estudantes, professores, profissionais da área e empresas, o que acaba por proporcionar uma intensa troca de experiências e conhecimento entre os mesmos. E, se bem aproveitado, principalmente por nós alunos, se torna um enorme diferencial na formação acadêmica e no currículo”, destaca o estudante de Engenharia de Produção, Thierry Esteves, e  coordenador estudantil do Encontro.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia Júnior (CREA – JR) também participará do EMEPRO e, junto com outras organizações estudantis da Faculdade de Engenharia, irá conversar sobre o ingresso dos profissionais recém-formados no mercado de trabalho. O Encontro reúne estudantes do país inteiro e conta com a parceria de outras universidades da cidade.  Em sua  última edição, que discutiu os desafios da inovação para um futuro sustentável, compareceram, aproximadamente,  480 participantes.

Plantio de árvores

A fim de reduzir os gastos de energia do próprio encontro, em janeiro deste ano, os organizadores e alguns participantes plantaram mais de 2.000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no campus da UFJF. “Um dos pilares do baixo carbono é poupar as fontes de energia do planeta. Ao plantarmos árvores, compensamos a energia que gastamos durante o EMEPRO”, explica a professora Roberta Pereira Nunes.

Para o estudante Thierry Esteves, “a importância da discussão do tema da economia de baixo carbono está principalmente na necessidade, cada vez maior,  de melhora dos processos produtivos a fim de reduzir os impactos ambientais, não só por parte dos alunos de Engenharia de Produção, mas por parte de todos”.

Outras informações: XIII EMEPRO ou pelo telefone (32) 2102 – 3416.

Publicado originalmente na UFJF.