Fechar menu lateral

Engenharia abre ano letivo com secretário de Educação Superior do MEC e presidente da Fapemig

A Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia nesta sexta-feira, dia 18, dois eventos com presenças importantes ligadas ao ensino superior no país. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Mário Neto Borges, inicia oficialmente o semestre letivo da unidade com a aula magna “A Importância da Pesquisa no Desenvolvimento da Engenharia”. O encontro, aberto a toda comunidade, acontece no Anfiteatro Cristiano Degwert, às 17h30.

Em seguida, às 19h, a Faculdade de Engenharia se prepara para a abertura do III Uai PET, evento que reunirá os Programas de Educação Tutorial (PET) do estado de Minas Gerais. O secretário de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC), Luiz Claudio Costa, irá compor a mesa, que conta, ainda, com o presidente da Comissão Executiva Nacional dos Grupos PET, Álvaro Ayala Filho.

Para o coordenador do evento, professor Francisco José Gomes, “trata-se de uma oportunidade excepcional de debater diretamente com o secretário sobre sua visão a respeito do Programa, as diretrizes que estão sendo traçadas para seu acompanhamento e avaliação, e as estratégias futuras para sua continuidade”.

Além do presidente da Fapemig e do secretário Luiz Cláudio Costa, também são esperadas as presenças do reitor da UFJF, Henrique Duque de Miranda Chaves Filho, do vice-reitor, José Luiz Rezende Pereira, e da professora Lérida Povoleri, tutora do Grupo PET Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Esta é a primeira vez que a UFJF sedia o Uai PET, cujo objetivo é “discutir a formação profissional, a excelência na graduação e como trabalhar de forma articulada o ensino, pesquisa e extensão, que constitui o tripé universitário”. Temas, que, segundo o professor Francisco Gomes, estão diretamente relacionados com uma formação profissional de excelência.

A programação do encontro vai até o dia 20 de março. Bolsistas e tutores demonstrarão como seus trabalhos são desenvolvidos, promovendo a troca de experiências entre os diferentes grupos mineiros.

Para Cícero Costa Villela, bolsista do PET da Faculdade de Comunicação Social (Facom) da UFJF, “a troca de experiência facilita consideravelmente o funcionamento da rotina diária dos grupos. São encontros assim que mostram a força do movimento PET como uma das formas de produção de saber científico nas universidades mineiras e de todo o país”, comenta.

O que é o PET

O PET, programa mantido pelo MEC, pretende promover, dentro da universidade brasileira, o modelo de integração total entre ensino, pesquisa e extensão. E tem como objetivo geral possibilitar a formação ampla e de qualidade dos acadêmicos envolvidos direta ou indiretamente com o projeto, gerando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social.

Estão também entre as metas do Programa originar uma contínua interação entre os estudantes e os corpos docentes e discentes da graduação e estimular a melhoria do ensino através da atuação dos bolsistas, tutor e colaboradores como agentes multiplicadores de conhecimento. São realizados, então, grupos de estudo, eventos, palestras, seminários, debates, exposições e congressos de diversos tipos, de acordo com o perfil de cada grupo e sua área do conhecimento.

Segundo o professor Francisco Gomes, “o aluno petiano dever possuir um perfil onde predomine, acima de tudo, a disposição para uma aprendizagem contínua, uma visão crítica da sociedade e da profissão, uma responsabilidade com sua formação e, acima de tudo, se graduar, não só como um profissional tecnicamente competente e responsável, mas principalmente como um cidadão consciente de suas responsabilidades sociais”.

Na UFJF, há atualmente grupos PET nos cursos de Comunicação Social, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Psicologia, Educação Física e Odontologia.

Outras informações: www.ufjf.br/uaipet2011

Fonte: Diretoria de Comunicação da UFJF