Presidente da Capes discute na UFJF nova política para a pós-graduação

A UFJF recebe na próxima quinta-feira, dia 3, o presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jorge de Almeida Guimarães, para ministrar a palestra “Nova Política da Capes para a Pós-Graduação”. O evento, aberto ao público, será às 14h, no anfiteatro da Reitoria, no campus. Foco de discussão em 2010, o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020) foi finalizado pelo órgão. Segundo sua assessoria de comunicação, a publicação será ainda neste semestre. O documento sintetiza as diretrizes para a área, apresenta um diagnóstico do setor no País e cenários de crescimento do sistema, objetivos e orçamento, entre outros itens.

No plano norteador da nova década, estão incluídas as metas que foram atingidas e as que não foram do PNPG anterior (2005-2010), além de ter eixos apoiadores – que permanecem desde o início dos anos 80 e outros mais recentes, como os dedicados à área multi e interdisciplinar. O documento também propõe a criação de uma agenda nacional de pesquisa. Outros assuntos abordados são a internacionalização e a cooperação internacional. A educação básica também está entre os eixos. Além do novo plano, este ano marcará os 60 anos da Capes, mais precisamente no dia 11 de julho. A comemoração do sexagenário tem como mote o reconhecimento dos avanços alcançados na ciência brasileira como conquistas da nação.

Segundo a coordenação, a cada avaliação trienal dos programas de mestrado e doutorado, tem ocorrido aumento de 20% na quantidade avaliada. Atualmente, são 4.099 cursos, dos quais 2.436 são mestrados acadêmicos, 1.420 doutorados e 243 mestrados profissionais. Outro ponto destacado pela Capes é a chegada do Brasil, em 2008, à 13ª posição na classificação mundial em produção científica.
A UFJF acompanha essas mudanças e vê uma transformação em seu perfil. Após décadas com foco na graduação, a instituição vem aumentando a quantidade de cursos de pós-graduação e sua relação com a pesquisa. Atualmente são 29 mestrados e 14 doutorados.

“É uma excelente oportunidade para todos aqueles envolvidos com a pós-graduação stricto sensu da Universidade, seja como aluno, docente ou técnico, conhecerem e discutirem as diretrizes da Capes para a área diretamente com seu presidente”, afirma a pró-reitora de Pesquisa, Marta D`Agosto. A Capes é o órgão responsável pela avaliação de cursos de mestrado e doutorado, pelo portal de periódicos e ações de fomento do setor (bolsas de estudo, auxílios, apoios).

Breve currículo

Médico veterinário com atuação em bioquímica, área em que é doutor, Jorge de Almeida Guimarães, 79, assumiu a Capes em 2004. Foi diretor do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), de 1990 a 1994, e secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência de 2000 a 2003. Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e docente emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Fonte: Diretoria de Comunicação.