Fechar menu lateral

UFJF organiza debate sobre a proposta de consórcio entre sete universidades mineiras

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) organizará um debate sobre a proposta de consórcio entre sete universidades mineiras da qual está participando.

O evento será na próxima quarta-feira, dia 1º de dezembro, quarta-feira, no anfiteatro A do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no campus, às 9h, e terá a presença do coordenador-geral do projeto de consórcio Luiz Cláudio Costa, reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), do reitor da UFJF, Henrique Duque, e mais integrantes da Administração Superior local.

Toda a comunidade acadêmica e outros interessados estão convidados para o evento. A realização do debate foi decidida em reunião do Conselho Superior (Consu), no dia 14 de outubro, e dependia da sincronia de agenda dos participantes, segundo o secretário-geral da UFJF, Basileu Tavares.

Debates e reuniões vêm ocorrendo na UFJF. Cada unidade acadêmica ficou responsável por discutir o tema entre seus membros. No último encontro do Conselho de Graduação (Congrad), no dia 17, foi apresentado o Plano de Desenvolvimento Institucional do Consórcio (PDIC) a coordenadores de cursos. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) já havia organizado um debate, no dia 30 de setembro, convidando representantes dos técnico-administrativos em educação – Sintufejuf, dos professores – Apes, e o pró-reitor de Graduação da UFJF, Eduardo Magrone.

O plano foi entregue ao ministro da Educação, Fernando Haddad, no dia 25 de outubro. O ministério aguarda a promoção de debates em cada universidade participante e a decisão dos conselhos superiores de cada uma sobre a inclusão das instituições, para então formalizar o consórcio.
Além da UFJF e UFV, fazem parte do projeto as universidades federais de Alfenas (Unfal), de Itajubá (Unifei), de Lavras (Ufla), de Ouro Preto (Ufop) e de São João Del-Rei (UFSJ).

Algumas propostas do consórcio:

Mobilidade acadêmica

Implantação de matrícula cruzada para permitir que alunos façam disciplinas entre as consorciadas; realização de treinamentos em novas tecnologias de pesquisa e ensino; formação de um banco de assessores e consultores; troca de experiências e contribuição para capacitar pessoal de outra instituição.

Assistência Estudantil

Implantar Programa de Mobilidade Consorciada para dez mil estudantes por semestre. Os alunos em situação de vulnerabilidade econômica receberão bolsas e será criado um banco de vagas ociosas para a transferência preferencial dos estudantes das consorciadas. A mobilidade deverá atingir também os professores que poderão ministrar disciplinas em períodos regulares ou de verão e servidores interessados em cursos e treinamentos.

Vestibular e Graduação

Uma das mudanças mais significativas propostas é a uniformização do processo seletivo entre as sete consorciadas. Além disso, será sugerida a criação de um Núcleo de Estudos Pedagógicos, que dentre outras funções, analisaria a criação de novos cursos nas diferentes áreas do conhecimento relacionado as potencialidades das diversas regiões das instituições. As universidades consorciadas pretendem ainda criar cursos curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e em Artes e Design com ciclos complementares profissionalizantes.

Pesquisa e Pós-Graduação

As consorciadas pretendem criar um Centro de Estudos Avançados visando à integração, ao fortalecimento e à expansão da pesquisa e da pós-graduação e a melhoria da inserção internacional da pesquisa brasileira. Pretende-se ainda criar programas de pós-graduação compartilhados em áreas estratégicas e mecanismos de cooperação entre os programas. As universidades também pretendem desenvolver projetos e formação de núcleos de estudos prioritariamente nas áreas de nanotecnologia, bioenergia, biodiversidade, meio ambiente, sustentabilidade, fitoterápicos e educação. Deverão ser criados centros de pesquisa em áreas estratégicas compartilhando infraestrutura de laboratórios.

Extensão e Cultura

A proposta é realizar através de um corredor cultural, a circulação e intercâmbio de grupos e artistas das universidades. Pretende-se também unir esforços para realizar projetos de extensão nas áreas de gestão de resíduos e de ações voltadas para políticas públicas.
Faça o download do Plano de Desenvolvimento Institucional do Consórcio (PDIC) e da minuta do projeto de lei para viabilizar o consórcio.

Fonte: Diretoria de Comunicação da UFJF